EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Queima de combustíveis fósseis no mundo cresce e eleva risco de aquecimento

Emissões de CO2 em alta. As emissões globais de dióxido de carbono (CO2) derivadas da queima de combustíveis fósseis atingiram em 2006 o recorde de 8,38 bilhões de toneladas, um número 20% maior do que o registrado em 2000. As emissões aumentaram anualmente 3,1% no período, mais do que o dobro da taxa de crescimento dos anos 90. As informações são de um relatório do Earth Policy Institute, ONG americana que monitora as emissões de carbono em todo o mundo. Por O Globo, 10/04/2008.

Os dados indicam um aumento maior do que o previsto pelos últimos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), cujas estimativas ficavam em torno de um aumento anual de 2,3 % entre 2000 e 2010. Dentro desse cenário, com as emissões ultrapassando os piores cenários previstos, o aquecimento global poderá ser agravado.

Poluição cresce mais na Ásia

Cinco países — entre eles, os Estados Unidos e a China — respondem sozinhos pela metade das emissões globais de CO2 por combustíveis fósseis. Os Estados Unidos foram os maiores poluidores por mais de um século e agora estão prestes a dividir o posto com a China, cujos índices aumentam rapidamente a cada ano, graças à utilização no país de usinas de carvão — considerado um combustível “sujo” — para gerar energia. A China tem colocado em funcionamento numerosas usinas a carvão. Analistas acreditam que o gigante asiático vai ultrapassar os EUA como o maior poluidor do mundo até 2009.

Os outros países que fazem parte do grupo de cinco maiores poluidores por combustíveis fósseis são Rússia, Índia e Japão.

Dos três, a Índia é o que teve o maior aumento de emissões, tendo triplicado os seus índices desde 1981.

O aumento das emissões poluentes tanto da Índia quanto da China refletem a rápida industrialização desses países, bem como o seu espetacular crescimento econômico.

Desde 2000, as emissões de CO2 pela queima de combustíveis fósseis na Ásia aumentaram cinco vezes mais depressa do que as emissões no resto do mundo. A região, que era responsável por menos de 10% das emissões globais em 1970, agora produz quase um terço do total mundial.

Índia anuncia uma nova usina a carvão

 O embate entre crescimento econômico e preservação ambiental deve ganhar mais munição por conta do anúncio, esta semana, do financiamento do Banco Mundial para a construção de uma grande usina de carvão na Índia no valor de US$ 4 bilhões.

Localizada na região de Gujarat, a usina vai emitir, anualmente, cerca de 23 milhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.

Mas de acordo com o grupo responsável pela usina, ela vai usar uma tecnologia que reduzirá em cerca de 40% as emissões de CO2 em relação às outras usinas existentes no país.

Segundo o governo indiano, a usina será uma peça crucial na distribuição de energia nas regiões mais pobres do país.

A queima de combustíveis fósseis não é a única forma de emissões de CO2 na atmosfera. O desmatamento também é um dos grandes vilões do aquecimento global. Atualmente, dois bilhões de toneladas de CO2 são emitidas por conta de atividades como as queimadas. Isso coloca o Brasil como um dos quatro maiores poluidores gerais do planeta, devido aos altos índices de queimadas no país. Ao lado da Indonésia, o Brasil responde por mais da metade das emissões globais causadas pelo desmatamento.