EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo alerta que mudanças climáticas afetarão os ecossistemas marinhos

Ameaça aos oceanos é maior, diz a ONU – HANÓI. A possibilidade de o aquecimento global afetar um terço dos oceanos é três vezes maior do que previsões divulgadas há um ano. E isto coloca em risco à fauna marinha, segundo cientistas que colaboram com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Por O Globo, 10/04/2008.

Pesca predatória, poluição costeira e alterações nos mares foram observadas em todos 64 grandes ecossistemas marinhos pesquisados pelos cientistas. Os dados foram apresentados, ontem, numa conferência da ONU sobre oceanos e ilhas realizada no Vietnã.

— Esses ecossistemas marinhos estão sob grande estresse, e a situação piora com o aquecimento global — disse Ken Sherman, um dos autores. — Precisamos de decisões políticas e doações internacionais para financiar esforços de redução desse estresse.

Mar Amarelo é um dos mais degradados do mundo Em 18 das 64 regiões analisadas, o aquecimento acelerado tende a ser duas a quatro vezes maior que a média de 2007 do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas. Nas 800 páginas do relatório estima-se em US$ 12,6 trilhões anuais os prejuízos com bens e serviços decorrentes da degradação desses ecossistemas marinhos.

O recorde de aquecimento foi registrado no Mar Báltico: 1,35 grau Celsius nos últimos 25 anos. Outras áreas estão em perigo, como o Mar Amarelo, um dos mais degradados do mundo. Milhões de pessoas vivem na costa da China à península coreana, e a poluição das indústrias e fazendas aumenta a ameaça.

Para ajudar as nações mais pobres a gerir melhor seus ecossistemas marinhos, o Global Environment Facility (GEF), com base em Washington, está financiando projetos no valor US$ 1,8 bilhão em 16 países de África, Ásia, América Latina e Europa Oriental.

— Os riscos estão aumentando no que diz respeito à segurança alimentar, imigração e a doenças por causa da falta de proteção aos oceanos — disse Monique Barbut, diretora do GEF.