EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudança no clima é maior preocupação ambiental dos lusos

Bruxelas, 13 mar (Lusa) – Mais de metade dos portugueses (54%) aponta as alterações climáticas como a sua principal preocupação ambiental, seguida da poluição atmosférica (49%) e da água (46%), segundo a pesquisa Eurobarômetro divulgada nesta quinta-feira. A média dos 27 Estados-membros da União Européia (UE) em relação às mesmas preocupações é de 57, 40 e 42%, respectivamente. Matéria da Agência Lusa, 13-03-2008 10:40:51.

Segundo o inquérito, 89% dos portugueses é da opinião que os problemas ambientais têm impacto direto nas suas vidas, acima da média européia de 78%.

Questionados sobre se estão prontos para comprar produtos mais amigos do ambiente, ainda que sejam mais caros, 75% dos portugueses responde afirmativamente, uma porcentagem igual à da UE.

Mais de metade dos portugueses (54%) separa o lixo, enquanto 35% diz tentar reduzir o seu consumo de energia (desligando o ar condicionado ou o aquecimento ou instalando lâmpadas de baixo consumo, por exemplo), abaixo da média européia de 47%, enquanto 36% (na EU, 37%) reduz o consumo de água ao fechar a torneira do banho enquanto se ensaboa.

Os fatores econômicos são eleitos por 92% dos portugueses como os que mais influenciam o seu dia-a-dia, seguidos dos ambientais (90%) e sociais (85%), sendo que a média da UE é de, respectivamente 84, 80 e 76%.

Questionados sobre qual é o melhor centro de decisão em matéria ambiental, um quarto dos portugueses inquiridos (25%) defende serem as instituições nacionais e sete em cada dez (71%) responde que as decisões devem ser tomadas em conjunto com a União Européia. A média da UE é de 28 e 67%, respectivamente.

O Eurobarômetro sobre o ambiente foi realizado em Portugal entre 16 de novembro e 7 de dezembro, tendo sido realizadas 1.000 entrevistas, num universo total de 26.730 na UE.