EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesca de botos será combatida na fronteira entre Brasil e Colômbia

Apesar de ser proibida por lei federal desde 1987, a pesca de botos na Amazônia continua sendo praticada. De acordo com o Instituto Chico Mendes, na fronteira Brasil-Colômbia, a pesca desses animais foi intensificada nos últimos anos, o que caracteriza uma preocupante situação de caça predatória na região. Matéria de Amanda Mota, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 11/03/2008.

Para combater esse problema, nesta semana, um grupo formado por representantes do Instituto Chico Mendes, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas e ainda de instituições ambientais colombianas dará início ao Plano de Ação Emergencial para Redução e Interrupção da Caça de Botos-da-Amazônia. O plano inclui uma série de atividades, a começar pela identificação e fiscalização das áreas críticas e pelas ações de educação ambiental na região.

De acordo com o analista ambiental do Instituto Chico Mendes, Paulo Flores, o problema se intensificou há pelo menos um ano, quando brasileiros descobriram que poderiam comercializar na Colômbia um peixe característico da Amazônia – a piracatinga – no lugar de um peixe muito apreciado na culinária do país vizinho e que já não era tão facilmente encontrado, o mandi.

Segundo Paulo, a carne do boto é utilizada por alguns pescadores como isca para as piracatingas. Isso acontece porque o boto é um animal grande, de carne gordurosa que demora um pouco mais para apodrecer.

“Como não há mais esse peixe em quantidade suficiente, começaram a incentivar a pesca da piracatinga na Amazônia, para comercializar o mandi por lá, já que eles têm o sabor parecido”, explica.

Ainda segundo Paulo Flores, do Instituto Chico Mendes, a ação para combater a pesca do boto não pretende impedir a pesca da piracatinga. O objetivo é evitar que a carne do boto seja utilizada como isca para peixes.

Nota do EcoDebate

Este tema foi debatido pelo Blog Ambiente Acreano e recomendado pelo EcoDebate. Vejam na nota “Leitura sugerida: AMAZONAS: BOTOS SÃO MORTOS PARA SERVIR COMO ISCA DE PEIXE