EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Hidroponia é mais vantajosa quando utilizada água salobra

A hidroponia pode ser uma alternativa eficaz ao cultivo de hortaliças no solo quando a água utilizada para a irrigação for salobra – como geralmente são as das reservas disponíveis no subsolo do semi-árido nordestino. Foi o que mostrou a pesquisa conduzida pelo engenheiro agrônomo Tales Miler Soares na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. Luiza Caires, especial para a Agência USP de Notícias, 03/03/2008 16:50.

No semi-árido brasileiro, há uma grave e antiga crise de escassez hídrica, que poderia ser contornada com a exploração das reservas subterrâneas. Entretanto, por causas geológicas, a maior parte das águas subterrâneas dessa região é salobra, o que limita sua utilização na agricultura. Grande parte dos agricultores das zonas secas do nordeste do País acaba recorrendo às águas salobras subterrâneas para irrigar as plantações, o que representa um duplo problema.

Primeiro porque os vegetais resultantes deste cultivo não têm a mesma qualidade e rendimento comercial dos vegetais irrigados com água não-salobra: apresentam baixa produção, nanismo e problemas como clorose (amarelamento por baixa produção de clorofila) e necrose (apodrecimento) de folhas e frutos; e, segundo, porque este processo saliniza gradualmente o solo, podendo levar inclusive à desertificação do terreno.

“O impacto ambiental é agravado pela conduta dos agricultores, que raramente seguem a recomendação de se lixiviar o solo, isto é, usar uma quantidade maior de água na irrigação para diminuir o acúmulo de sais, favorecido pelas altas taxas de evaporação nessa região. Nem mesmo nos perímetros de irrigação implantados pelo governo verifica-se o procedimento correto”, conta o pesquisador. A salinização pelo manejo incorreto da irrigação é um processo comumente observado no semi-árido, mesmo quando se empregam águas doces, o que torna pouco recomendado o aproveitamento de águas salobras. Por essa razão, inúmeros poços já perfurados estão atualmente sub-utilizados ou abandonados.

No cultivo hidropônico uma lâmina de solução nutritiva, constituída de água mais nutrientes, é colocada em contato com as raízes do vegetal. Esta solução proverá quase tudo que é necessário para que ele se desenvolva. Costuma-se usar a técnica para cultivo intensivo de hortaliças, pois apesar de ser possível, o cultivo extensivo de outros vegetais não é comercialmente viável.

Perfis hidropônicos conectados a reservatórios de abastecimento automáticos
O que a pesquisa pretendeu verificar foi a possibilidade de se utilizar a água salobra no preparo desta solução, tornando possível aproveitar as reservas subterrâneas das áreas semi-áridas mas sem estragar o solo e, ao mesmo tempo, produzir um vegetal de qualidade superior.

“Em nosso experimento utilizamos água acrescida de um único sal, o cloreto de sódio, que é o mais encontrado nas águas subterrâneas daquela região, além de ser um dos mais prejudiciais ao vegetal, por conter dois íons extremamente fitotóxicos, que são o sódio e o cloreto”, descreve Soares.

Plantas de alface ‘Verônica’ foram cultivadas em sistema hidropônico e em solo. Para que o cultivo hidropônico não fosse favorecido, influenciando assim o resultado do experimento, foi tomado o cuidado de se adubar o solo com a mesma solução nutritiva hidropônica, e também foi utilizada uma cobertura protetora da plantação contra a evaporação (mulch plástico).

Alface de qualidade superior
As alfaces produzidas no sistema hidropônico apresentaram maior tolerância à salinidade (considerando o resultado do parâmetro comercial, que é o peso da parte fresca da hortaliça, descontando-se a raiz) em relação às produzidas no solo e irrigadas com as mesmas águas salobras da solução nutritiva.

“Atribuímos o resultado ao menor estresse hídrico sofrido pelo vegetal no cultivo hidropônico. Enquanto na hidroponia, para absorver água a planta precisa superar apenas o potencial osmótico (provocado pelos sais contidos na água), no solo a planta precisa superar também o potencial mátrico (gerado pela matriz). Chamamos de matriz do solo as partículas sólidas como areia, silte, argila e matéria orgânica, que retêm parte da água, não permitindo que a planta absorva completamente a umidade do solo”, explica o pesquisador.

Assim, ficou provado que não só é possível utilizar água salobra para cultivar alface em hidroponia, como também este é um sistema mais vantajoso para o agricultor e menos agressivo ao meio ambiente. Além destes benefícios, no sistema hidropônico não há o custo adicional da drenagem do solo, como esclarece Soares: “A drenagem é um procedimento caro evitado pelos produtores, mas que seria necessário no cultivo convencional para preservar o solo da salinização. A própria hidroponia já funciona como um sistema de irrigação e também de drenagem, permitindo o destino apropriado dos sais”, finaliza.

Mais informações: Tales Miler Soares, e-mail talesmiler@bol.com.br. Pesquisa orientada pelo professor Sergio Nascimento Duarte

One thought on “Hidroponia é mais vantajosa quando utilizada água salobra

  • ELIAS EUSTAQUIO DE MIRANDA OLIVEIRA

    Bom Dia!

    Sou um pequeno produtor aqui do Nordeste mas exatamente em Alagaos gostaria se saeber mas sobre Hidroponia com agua salobra.

    Elias

Fechado para comentários.