EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Lula minimiza trabalho degradante no país

Ao defender o crescimento econômico do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem, em Campinas (95 km de SP), países europeus que falam sobre o desmatamento da Amazônia. Lula minimizou também ocorrências de trabalho análogo à escravidão no país. Matéria de MAURÍCIO SIMIONATO e SÍLVIA FREIRE, da Agência Folha, em Campinas, publicada pela Folha Online, 05/03/2008 – 07h49.

“Vira e mexe agora virou moda você ir para um debate na Europa e alguém ficar dizendo que nós estamos desmatando a Amazônia. [Eles] não têm noção do crescimento da produtividade brasileira acontecido nos últimos 15 anos”, disse Lula durante discurso na sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Em janeiro, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou dados sobre o aumento do desmatamento na Amazônia. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) apontou como prováveis causas do desmatamento a pressão por aumento da produção de soja e carne. A Secretaria de Meio Ambiente do governo de Mato Grosso contestou os números.

Na ocasião, o presidente anunciou medidas emergenciais contra o desmatamento, mas criticou o “alarde” na divulgação do estudo.

Ontem, Lula pediu “mais responsabilidade e maturidade” aos brasileiros no momento em que forem falar do Brasil. “Nós brasileiros temos que ter mais responsabilidade e mais maturidade porque, cada vez que nós abrirmos a boca para dizer alguma coisa, isso não vai ter repercussão apenas internamente, vai ter repercussão lá fora.”

No fim do mês passado, o governo federal lançou a Operação Arco de Fogo, que mobilizou forças federais no combate ao desmatamento e comércio clandestino de madeira na Amazônia Legal.

Trabalho escravo
Lula chegou a se referir à Revolução Industrial, ocorrida na Europa no século 18, para minimizar casos atuais de trabalho análogo à escravidão no Brasil em usinas de cana-de-açúcar.

“Vira e mexe nós estamos vendo agora eles [europeus] falarem do trabalho escravo no Brasil sem lembrar que com o desenvolvimento deles na base do carvão o trabalho era muito mais penoso do que o trabalho da cana-de-açúcar”, disse.

Na semana passada, em uma blitz em usinas de cana-de-açúcar em Alagoas, uma força-tarefa do Ministério Público do Trabalho e do grupo móvel do Ministério do Trabalho resgatou mais de 600 trabalhadores em condições degradantes.

O presidente disse ainda que o país deixou de ser “aquele país bonito de samba, Carnaval e jogador de futebol” e passou a competir “com aqueles que detinham o domínio do mercado mundial”.

Lula inaugurou pela manhã as novas instalações da Embrapa Monitoramento por Satélite. O órgão terá laboratórios para recepção de dados por satélite e para pesquisas sobre a biodiversidade de áreas agrícolas. Lula anunciou que fará um PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Embrapa.

Depois, Lula inaugurou o Centro de Nanociência e Nanotecnologia Cesar Lattes, também em Campinas. Ainda na cidade, Lula visitou a empresa Samsung, onde ganhou o novo telefone celular com TV digital lançado pela empresa.