EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Hino Nacional do Meio Ambiente, por Nelson Batista Tembra

[EcoDebate] Tivemos satisfação ao participar da ‘1ª Conferência Micro-Regional de Meio Ambiente dos Municípios de Água Azul e Tucumã’, no sul do Pará, realizada através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente na Escola Água Azul, no dia 22 de fevereiro de 2008. O objetivo foi construir uma agenda micro-regional de meio ambiente por intermédio da mobilização, educação e ampliação da participação popular com vistas ao estabelecimento de uma política de desenvolvimento e eleger delegados para a ‘Terceira Conferência Estadual de Meio Ambiente’, a ser realizada nos dias 04, 05 e 06 de abril de 2008, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar, em Belém do Pará.

Sob coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA e Órgãos Governamentais e Não Governamentais que compõem a Comissão Organizadora Estadual, o Pará irá participar da ‘Terceira Conferência Nacional de Meio Ambiente, a ser realizada em Brasília, em maio de 2008, contando com a presença de 46 delegados.

Participaram do evento municipal as Organizações Não Governamentais, estudantes de escolas públicas e privadas, movimentos sociais, Povos Indígenas e Quilombolas, formadores de opinião como as lideranças de entidades civis, autoridades governamentais, lideranças estudantis, professores, representantes do poder legislativo, profissionais liberais e do empresariado, com destaques para a Mineração Onça Puma, representada pelo Gerente de Meio Ambiente Otoniel Vieira Vilela, e a empresa de consultoria Amazônia Meio Ambiente, representada pelo Engenheiro Agrônomo Sávio Sampaio, entre outros.

‘A Conferência Micro-Regional é um instrumento de democracia participativa e de educação ambiental. Neste espaço, a sociedade civil local oferece contribuição para a construção das políticas públicas de meio ambiente de forma participativa, com direito a voz e votação de propostas que levam em consideração quatro diretrizes básicas do Ministério do Meio Ambiente: desenvolvimento sustentável, transversalidade, fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente e controle e participação social’, disse o engenheiro florestal e prefeito de Tucumã Alan de Souza Azevedo.

A democracia participativa passa a garantir seu espaço e estimula a democracia formal a ampliar a influência da sociedade civil nas decisões de governo. Essa dinâmica altera o próprio significado de ‘governar’. Surge uma nova perspectiva de tomada de decisão em que os atores não-governamentais passam a dividir responsabilidades com os gestores públicos, tomando parte efetiva no espaço público. Esse novo modo de exercer a democracia é, na verdade um processo a permear todas as relações sociais, assumindo caráter ético e político, objetivo e subjetivo, macro e micro.

É digna de destaque a declamação do ‘Hino Nacional do Meio Ambiente’ pelos alunos da Escola Água Azul, demonstrando alto nível de conscientização no ensino das crianças e adolescentes naqueles municípios:

‘Ouviram do Ypiranga plantas tristes
De uma terra pedindo socorro urgentemente
E o fogo da maldade em raios fulminantes
Devasta a natureza num instante

Se tentarmos com igualdade
Conseguiremos evitar com braços fortes
Que em teu seio a liberdade
Desafie a qualquer preço a própria morte

Ó Pátria amada, devastada
Salvem, salvem!

Brasil, um sonho intenso não vivido
De desamor a natureza assim padece
Se o teu formoso céu não é mais limpo
A imagem da fumaça resplandece

Gigante que não ama a natureza
És belo, és forte, mas muito maldoso
E o teu futuro espelha essa tristeza

Terra sofrida
Entre outras mil
És tu Brasil
Ó Pátria amargurada

Pedindo urgentemente por um milagre esplêndido
Limpar o nosso mar e a luz do céu que é lindo
Fumaças do Brasil fugirão da América
Iluminando o sol, um novo mundo

Nossa terra, foi varrida
Nos tristes campos não tem mais flores
Nossos bosques não têm mais vidas
Nossa vida em teu seio sem amores

Ó Pátria amada, devastada
Salvem, salvem!

Brasil com essas queimadas virou símbolo
De records de hectares queimados
E diga onde está o verde dessa flâmula?
Pedimos paz no presente e salvação no futuro

Mas e a justiça, o que acontece?
Será que não tem esperança e foge à luta?
Hoje teme quem te adora a própria morte

Terra sofrida
Entre outras mil
És tu Brasil
Ó pátria amargurada

Das queimadas deste solo o mau sentiu
Salvem a Pátria amada do Brasil’.

Nelson Batista Tembra, Engenheiro Agrônomo e Consultor Ambiental, com 27 de experiência profissional, é colaborador e articulista do EcoDebate