EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Legisladores internacionais não chegam a consenso sobre biocombustíveis

Brasília – Uma recomendação sobre produção sustentável de biocombustíveis deverá fazer parte do documento que legisladores de países do G8 e mais cinco economias emergentes, entre elas o Brasil, estão discutindo em Brasília e levarão à próxima reunião das maiores economias globais, em julho. No entanto, um impasse entre os negociadores atrasou um consenso sobre o assunto no primeiro dia do evento, promovido pela Globe – Organização Mundial de Legisladores para um Ambiente Equilibrado. Por Luana Lourenço, repórter da Agência Brasil.

Apesar do acordo sobre alguns pontos do rascunho da proposta, como a criação de certificações “críveis e independentes” para o comércio internacional de biocombustíveis e a necessidade de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, representantes da União Européia, China, Índia, Japão e África do Sul apontaram divergências.

Um dos parlamentares da delegação alemã reclamou ontem (20) da ausência de posições contrárias ao biodiesel no painel sobre o tema, alguma organização não-governamental brasileira ou latino-americana, por exemplo. O debate foi conduzido pelo deputado Antonio Palocci (PT-SP), com apresentações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Petrobras e da União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica).

“O Brasil pode até não ter problemas com a questão das florestas [para produzir biocombustíveis], mas outros países podem ter e não devemos construir um documento baseado apenas na realidade brasileira”, disse. Ele citou a Indonésia, onde florestas tropicais são derrubadas para plantação da palma, de onde é extraído o óleo dendê para biodiesel. “Temos que ver o mundo como um todo, não apenas os bons exemplos do Brasil”, comentou.

Na avaliação dos japoneses, as recomendações ao G8 sobre biocombustíveis também precisam incluir questões como a influência dos pesticidas utilizados nas culturas sobre a qualidade das águas e os reais impactos sobre a diversidade biológica, a fim de delimitar quais biomas ou regiões do planeta não deverão ser utilizados para esse fim.

A troca de experiências na produção de biocombustíveis entre países em desenvolvimento, os impactos a longo prazo das monoculturas sobre o solo e até políticas de desestímulo à produção não sustentável também foram apontados como sugestões ao documento.

A redação final do texto sobre biocombustíveis deverá ser apresentada amanhã (21), se os parlamentares chegarem a um acordo. Além de combustíveis renováveis, o documento com recomendações ao G8 vai incluir questões como transferência de tecnologia, criação de um mercado de carbono global e estímulos financeiros à redução do desmatamento.