EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Avanço da agropecuária e abertura de rodovias contribuem para a devastação, diz estudo

Amazônia pode perder suas árvores – Um estudo inédito sobre o futuro da Amazônia revela que a maior floresta tropical do mundo pode perder até 21% de sua cobertura atual de árvores até o fim de 2030. De acordo com a projeção, o desmatamento riscaria do mapa, nos próximos 23 anos, cerca de 670 mil quilômetros quadrados de matas nativas – uma área 15 vezes maior do que a ocupada pelo Estado do Rio. O cálculo, feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (Ipam), é baseado em estimativas sobre o avanço da agropecuária, a abertura de novas rodovias e a ausência da fiscalização oficial. Matéria do Diário do Pará, PA, 04/02/2008.

” Esse é o cenário mais pessimista do estudo. Suas principais conseqüências seriam a redução dos períodos de chuva e o aumento brutal das queimadas e da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, além de uma perda incalculável da biodiversidade da região. Se as previsões se confirmarem, os danos para a Amazônia e o planeta serão irreparáveis”, alerta Britaldo Silveira Soares Filho, do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG.

As projeções fazem parte do projeto Cenários para a Amazônia, cuja primeira versão foi publicada em março de 2006 pela revista científica “Nature”. Dessa vez, o prazo dos cálculos foi reduzido e o modelo computacional ficou mais preciso, com novas variáveis sobre o aumento da população e a expansão acelerada da fronteira agrícola sobre a floresta. Os dados se referem à parte brasileira da mata.

Avanço do agronegócio ajuda na devastação

Motivo de bate-boca entre os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Meio Ambiente, Marina Silva, o avanço do agronegócio tem peso fundamental na equação sobre o futuro da Amazônia. De acordo com o IBGE, a abertura de novas áreas de cultivo de soja na região obedeceu a um ritmo médio de 18% ao ano entre 1990 e 2006. No mesmo período, a participação das fazendas que substituíram a floresta sobre a economia do grão no país saltou de 14% para 29%. Os dados sobre a pecuária são semelhantes: o rebanho amazônico se multiplicou à razão anual de 11%, e seu peso no setor subiu de 18% para 36%. Em Rondônia, já existem 7,7 cabeças de gado por habitante. “A pecuária brasileira se deslocou para a Amazônia, aumentando a pressão sobre a mata. Estudos mostram que o custo de recuperar uma pastagem é o dobro do de incorporar uma área equivalente de floresta”, diz o gerente da Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE, Octavio Costa de Oliveira. No cenário mais pessimista traçado pelos técnicos da UFMG e do Ipam, o rebanho amazônico cresceria de 73 para 210 milhões de cabeças em 2030, e a extensão das áreas agrícolas saltaria de 80 mil para 450 mil quilômetros quadrados. Representantes do setor produtivo, que acusaram o governo de perseguir os grandes proprietários com o pacote de medidas para frear a alta do desmatamento, contestam a relação entre expansão da fronteira agrícola e o aumento das derrubadas. Para as autoridades da área ambiental, o maior problema está na criação extensiva, que emprega poucos bois em vastas porções de terra. Os fazendeiros alegam não ter alternativa viável. “O limite da tecnologia é a relação custo-benefício. Não é possível conceber uma criação semi-intensiva na Amazônia. Os criadores estão muito longe dos pólos de consumo e não poderão competir se o custo da produção for elevado’, afirma o dirigente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Assuero Veronez. Além do boom do AGRONEGÓCIO e da exploração madeireira, o estudo lista como vilões do desmatamento os projetos de expansão da malha viária amazônica, que inclui obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pode resultar em 14 mil quilômetros de estradas pavimentadas até 2027, e a ausência do poder público, incapaz de fiscalizar. (BRASÍLIA-DF – AG)

Cenário otimista é de perdas

No cenário mais otimista que o modelo permite calcular, os técnicos estimam uma perda de 150 mil quilômetros quadrados de floresta até 2030, o equivalente a 4,68% da floresta atual. Para atingir essa meta, seria necessário baixar a média anual de desmatamento para 6.500 quilômetros quadrados ao ano – o equivalente a 60% da devastação contabilizada em 2007, quando o governo comemorou o melhor resultado desde o início da década de 90. A projeção considera que o país conseguiria expandir as áreas protegidas, tornar a fiscalização mais rigorosa e impor um freio radical à expansão do agronegócio.

Para o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, a única maneira de dar fim à devastação é fazer com que a exploração da floresta em pé seja um negócio mais rentável do que derrubá-la.

” Sem isso, o esforço do governo será capaz de produzir um desmatamento menor, mas constante. A história da destruição das florestas é a substituição da vegetação nativa por uma atividade estranha ao bioma da região. Foi assim que o Brasil perdeu mais de 90% da Mata Atlântica. Sem desenvolvimento sustentável, a luta entre a expansão da fronteira agrícola e as ações de preservação será eterna”, afirma.

No novo tipo de ocupação sonhado pelos ambientalistas, as queimadas dão lugar a atividades como o ecoturismo e o corte seletivo de madeira, num sistema que obrigaria todo proprietário a pagar pelos serviços de um engenheiro ambiental e esperar 30 anos até voltar a cortar árvores no mesmo hectare de terra. Ao anunciar os dados mais recentes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Marina Silva chegou a dizer que uma mudança no comportamento dos consumidores levaria ao boicote de produtos que não seguirem a cartilha ecologicamente correta.

Até o fim do ano passado, a devastação da Amazônia já havia transformado em cinzas 18% da floresta original. (B.M.F.)