EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

ONGs reagem às provocações feitas por Lula

Ambientalista diz que presidente tenta desviar foco de problema. Ambientalistas reagiram ontem com indignação às críticas do presidente Lula às ONGs que atuam na Amazônia. Matéria do O Globo, 01/02/2008

Quarta-feira, ao reclamar de suposto exagero no anúncio da alta no desmatamento entre agosto e dezembro do ano passado, Lula atacou as ONGs que ligaram o aumento das derrubadas à expansão da fronteira agrícola.

Antes de defender o setor agropecuário, ele fez uma provocação a pesquisadores e ativistas: – Eu topo brigar com essas ONGs por causa disso. Vão plantar árvore no país deles.

O coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, acusou Lula de tentar desviar o foco da discussão sobre o futuro da floresta: – O presidente investe contra as ONGs, mas quem divulgou a alta no desmatamento foi o próprio governo. Plantar árvores na Europa ou nos Estados Unidos não resolve o problema do Brasil. Do total de emissões de carbono do país, 70% são fruto das queimadas na floresta.

O diretor da ONG Amigos da Terra, Roberto Smeraldi, afirmou que documentos do próprio governo, como o pacote de ações contra desmatamento anunciado semana passada, apontam a expansão da agropecuária como o principal fator de pressão sobre a floresta: – Talvez o presidente desconheça os documentos que ele mesmo assinou. Se não são essas as atividades que mais desmatam, é preciso perguntar a ele quem são os culpados.

Smeraldi disse que, apesar das falhas já admitidas pelo Inpe, não há motivos para duvidar do alerta do órgão sobre a nova alta na derrubada de árvores.