EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

IBGE: Área de lavoura cresceu 275,5% em 11 anos

A região Norte do País registrou uma grande expansão da atividade agropecuária nas últimas três décadas. Números do último Censo Agropecuário do IBGE mostram que a área para lavouras perenes ou não cresceu 275,5% nos últimos 11 anos. Em relação a 1970, a expansão foi de 12 vezes. A reportagem é de Agnaldo Brito e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 26-01-2008.

A agricultura ocupou 7,4 milhões de hectares em 2006, número que consta do último levantamento do IBGE. Em 1995, o espaço tomado por lavouras era de 1,9 milhão de hectares. Segundo o Censo de 1970 da Região Norte, o plantio comercial ocupava apenas 617 mil hectares na época.

A ocupação da pecuária nos Estados do Norte não foi menos intensa. A cobertura de pasto era de 4,4 milhões de hectares em 1970, alcançou 24,3 milhões em 1995 e chegou, em 2006, a tomar 32,6 milhões de hectares. Esse território equivale quase à soma das áreas dos Estados de São Paulo, Rio e Espírito Santo.

Tudo isso para abrigar 31,2 milhões de cabeças de gado bovino, um crescimento de 80% no número de animais em relação ao plantel identificado em 1995. Em nenhum outra região o crescimento no número de animais atingiu esse patamar, revela o relatório.

Os dados do Censo Agropecuário do IBGE ainda são preliminares, mas revelam a dinâmica econômica de ocupação da região amazônica, cujo início se dá na derrubada da mata. Mateus Batistella, gerente de Pesquisas da Embrapa Monitoramento por Satélite e presidente do Comitê Científico do Projeto LBA (sigla de Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), diz que o avanço do desmatamento amazônico tem permitido vários processos econômicos de ocupação e não apenas um.

“O modelo de maior escala é o processo clássico de retirada de madeiras nobres, a queima da área e a cessão dessa para o uso da pecuária. Mas há outros tipos de ocupação em curso”, explica. O Projeto LBA identificou, principalmente em Mato Grosso, a abertura de floresta e a ocupação imediata pela cultura da soja. “Claro que esse tipo de processo ocorre numa escala muito menor do que a do processo clássico, mas ocorre. A questão é apenas econômica”, diz o pesquisador. A alta internacional da soja, segundo ele, é o principal combustível para financiar esse modelo de ocupação de florestas. “Por isso que no período de 2004 e 2005 esse tipo de ocupação não ocorreu. A baixa do preço quebrou a estímulo econômico que sustenta esse processo”, diz. Agora, pode ser retomado.

Batistella conta que avançam processos de ocupação menos nocivos na Amazônia, mas, ainda, em pequena escala. Entre os modelos considerados sustentáveis, está o processo de ocupação agroflorestal. Nesse caso, a exploração de uma atividade convive com o ambiente de floresta. “Mas esses casos são exceções. Em regra, o modelo é destrutivo.”

FERRAMENTAS

O pesquisador diz que o monitoramento orbital ajuda a identificar o desmatamento, mas ainda não é capaz de oferecer uma descrição sobre o que ocorre nessas regiões. A identificação do tipo de ocupação econômica que ocorre nas áreas ainda é incipiente. Esse trabalho é feito pela Embrapa Monitoramento por Satélite, que hoje consegue fazer o acompanhamento, mas ainda em áreas pequenas.

A empresa, ligada ao Ministério da Agricultura, já fez alguns trabalhos especiais em cidades da região. Embora não tenha a visão geral da região, a Embrapa conseguiu identificar o que os dados do IBGE revelam.

(www.ecodebate.com.br) matéria do O Estado de S.Paulo, publicada pelo IHU On-line, 26/01/2008 [IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]