EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Novembro de 2007 fica marcado pelas altas taxas de desmatamento em MT

Nove entre dez municípios no ranking do desmatamento estão localizados na bacia do rio Xingu
Alta Floresta, MT – Em novembro de 2007, o desmatamento detectado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) atingiu 571 quilômetros quadrados em Mato Grosso. Um aumento significativo em relação ao mesmo mês no ano de 2006, quando Mato Grosso perdeu 426 quilômetros quadrados em desmatamentos. O desmatamento ocorrido em novembro de 2007 foi 49% maior se comparado ao mês anterior (outubro de 2007) e 34% maior quando comparado a outubro de 2006. Por Maria Elisa Corrêa, Instituto Centro de Vida – ICV, 24/01/2008

Em dezembro de 2007, o SAD registrou uma queda significativa tanto em relação ao mês anterior (novembro 2007) como em relação a dezembro de 2006. Mês de chuvas intensas no Estado, dezembro apresentou uma taxa de desmatamento de apenas 1,6 quilômetros quadrados. Porém, é importante lembrar que o desmatamento em dezembro é sempre muito baixo em termos absolutos.

O desmatamento ilegal representou 88% do total em novembro e 74% em dezembro de 2007. Isso inclui o desmatamento nas propriedades não cadastradas no SIMLAM (Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental), na Reserva Legal das propriedades cadastradas no Simlam, nos Assentamento de Reforma Agrária (sem licenciamento ambiental) e nas Áreas Protegidas.

Entre os dez municípios com as maiores taxas de desmatamento no Estado durante o mês de novembro, nove estão localizados na bacia hidrográfica do rio Xingu. Liderando o ranking está o município de Marcelândia, com 83,83 quilômetros quadrados de desmatamento, seguido por Gaúcha do Norte, Querência, Bom Jesus do Araguaia, São Félix do Araguaia, Paranatinga, Nova Ubiratã, União do Sul e Canabrava do Norte.

O desmatamento no período de agosto a dezembro de 2007, correspondendo aos primeiros cinco meses do calendário atual de desmatamento, totalizou 1.703 quilômetros quadrados. Em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior (agosto a dezembro de 2006), quando o desmatamento somou 2.154 quilômetros quadrados, houve uma redução de 21%.

Faça download do Boletim Transparência Florestal de Novembro/Dezembro de 2007 (1,8 MB em pdf, )

Veja os boletins anteriores: http://www.icv.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7422&sid=66