EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mais câncer perto das usinas nucleares

No último mês de dezembro, o departamento de proteção contra a radioatividade do Governo Federal da Alemanha (Bundesamtes für Strahlenschutz) (BfS) e a instituição nacional que registra os casos de câncer em crianças na Alemanha (Deutsches Kinderkrebsregister), da Universidade Mainz, publicaram um estudo alarmante. Eles abrem a informação para a imprensa com as palavras: Os resultados centrais do nosso estudo estão corretos e todos os participantes deste estudo confiam sem dúvidas. Por Norbert Suchanek, Rio de Janeiro, para o EcoDebate

O resultado alarmante deste estudo é: Crianças que moram perto de usinas nucleares desenvolvem mais câncer. A Chefe do Estudo, Dra. Maria Blettner, falou: “A pesquisa mostra que o risco para crianças com menos de 5 anos de desenvolver câncer de Leucemia aumenta quanto mais perto estiver as suas residências de uma usina nuclear”. Na informação para a imprensa, os médicos e pesquisadores alemães falam da clara relação existente entre o desenvolvimento de câncer nas crianças com o grau de distância de suas residências às usinas nucleares.

Oito anos antes a Alemanha decidiu não mais construir usinas nucleares, além de fechar as existentes em seu território. Na Alemanha não há mais mineração de urânio. Por isso este estudo trata apenas dos efeitos das usinas nucleares para a saúde da população. Mas outros estudos internacionais falam sobre grandes riscos para populações locais nas regiões de mineração de urânio. Agora o Brasil quer aumentar a produção de energia nuclear junto com o aumento da mineração de urânio. Precisamos esperar para mais estudos para chamar esta forma de desenvolvimento e crescimento do Brasil de uma grande loucura?

Informações sobre o estudo:
http://info.imsd.uni-mainz.de/K_Krebsregister/