EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Barcarena: a nova Cubatão da Amazônia, artigo de Nelson Batista Tembra

[EcoDebate] Barcarena, cidade berço da Cabanagem, é um importante pólo industrial onde é feita a industrialização, o beneficiamento primário e a exportação de minérios como caulim, alumina, alumínio e cabos para transmissão de energia elétrica.

Atualmente, o polo industrial de Barcarena começa a enfrentar o que a cidade de Cubatão, no Estado de São Paulo, já enfrentou no passado: a ameaça constante de poluição proveniente das indústrias do seu grande pólo petroquímico. Contudo, com a união entre indústrias, comunidade e governo, Cubatão conseguiu controlar 92% das suas fontes poluidoras, tanto que em 1992, recebeu da ONU o título de “Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental”.

Monitoramento ambiental é um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais, visando identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências ao longo do tempo ou as variações temporais. As variáveis sociais, econômicas e institucionais, principalmente, também devem ser incluídas, por exercerem influências sobre o meio ambiente.

No caso de Barcarena, é necessário consolidar uma rede de monitoramento, que é o sistema planejado e organizado de coleta de informações específicas ou inter-relacionadas, que gera informações a partir dos dados coletados e aumenta o conhecimento para a tomada de decisão e o planejamento ambiental. O monitoramento deve ser realizado em vários locais, formando a chamada rede de monitoramento. Trata-se de um sistema com obtenção de dados em várias áreas, de abrangência local, regional, nacional e até mesmo internacional, capaz de fornecer uma base de dados comparativa, tanto em relação ao próprio local amostrado, quanto com outras regiões.

É necessário o estudo e o acompanhamento contínuo e sistemático da liberação de elementos, radiações, vibrações, ruídos e substâncias ou agentes contaminantes pelas indústrias, na região, prejudicando os ecossistemas biológicos ou os seres humanos, comportamento de fenômenos relacionados à poluição que vêm ocorrendo cada vez com mais freqüência em Barcarena, através de eventos e situações específicas, cujas condições são necessárias identificar, avaliar e comparar.

Os órgãos envolvidos devem colocar em prática um monitoramento eficiente de longo prazo, estudando as variações no decorrer do tempo e acompanhando de forma contínua os fatores a avaliar, fornecendo resultados orientados por estudos de tendências. Entretanto, o controle de qualidade dos resultados emitidos passa pelo controle da atuação dos técnicos, bem como por procedimentos de avaliação dos métodos de coleta e análise, calibração de equipamentos, demarcação de áreas, entre outros aspectos.

Independentemente da duração desta atividade, um dos principais produtos desse monitoramento deve ser uma avaliação que permita compreender os resultados qualitativos e quantitativos e a aplicação dos mesmos, subsidiando medidas de planejamento, controle, recuperação, preservação e conservação do ambiente em estudo, bem como auxiliar na definição das políticas ambientais e refletir a relação de ações antrópicas e fatores naturais sobre o meio ambiente, e o resultado da atuação das instituições por meio de planos, programas, projetos, instrumentos legais e financeiros capazes de manter as condições ideais dos recursos naturais ou recuperar áreas e sistemas específicos.

Dessa forma, as informações geradas devem transmitir clareza aos técnicos, aos tomadores de decisões, à comunidade científica e toda a sociedade sobre a situação que se pretende analisar, possibilitando a prevenção e a identificação imediata dos responsáveis por quaisquer acidentes ou contaminações ambientais que venham a ocorrer. Assim, Barcarena poderá vir a ser uma nova Cubatão, e também receber um prêmio da ONU, não só pela recuperação de áreas poluídas, mas principalmente, pela prevenção.

Nelson Batista Tembra, Engenheiro Agrônomo e Consultor Ambiental, com 27 de experiência profissional, é colaborador e articulista do EcoDebate