EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Ao Rio 2016, 2016 Histórias, por Laís Vitória Cunha de Aguiar

 

 

Quando comecei esse projeto há menos de uma semana, não sabia que iria aprender tanto. Histórias tem uma força incrível para mudar vidas, situações, aprendizados e até conceitos enraizados pela sociedade. A raiz dessa força vem da emoção que é viver.

A principal meta do projeto Ao Rio 2016, 2016 Histórias é plantar esperança através de 2016 histórias envolvendo valores Olímpicos e Paraolímpicos, como respeito e igualdade. Quero provar que quem segue os valores Olímpicos se torna um Olímpico. Para quem não sabe, as Olimpíadas representavam um período de paz para a Grécia antiga, pois nesse tempo todos se comprometiam a mantê-la. As Olimpíadas representam mais do que apenas jogos, representam valores, história, compromisso, e o mais importante: paz.

O que isso tem a ver com o meio-ambiente?

Várias pessoas se dedicam a luta ambiental, eu desejo escrever sobre elas também. Por enquanto escrevi somente uma história sobre uma vida dedicada ao meio-ambiente, mas desejo escrever mais. As questões ambientais são atualmente pautadas principalmente no conceito de sustentabilidade, e todas as histórias envolvendo lutas por um mundo melhor, por ajudar o próximo, de superação, estão envolvidas no amplo conceito de sustentabilidade.

As pessoas estão muito raivosas, tristes, deprimidas, e às vezes não conseguem nem ao menos aproveitar as alegrias de eventos internacionais relacionados aos esportes. Em um mundo com tanta tristeza, desejo mostrar a alegria e luta pulsante que ocorre nos bastidores. Digo nos bastidores porque a maior parte da mídia dedica-se a nos convencer da tragédia que é o mundo. A Terra não é uma tragédia, apesar de termos convencido nossos olhos a só ver as misérias e ignorar as esperanças.

Esse projeto vem com o objetivo de resgatar uma velha esperança das crianças que há em todos nós, e quando crescemos tendemos a nos esquecer. Quem quiser pode me enviar histórias ou escrevê-las, se deixarem comentários por aqui eu lerei. Estou aberta a sugestões. O endereço do blog é https://medium.com/@AoRio2016Historias ou clique aqui.

Laís Vitória Cunha de Aguiar, 19, é ativista ambiental, estudante de Ecologia da UFPB e comunicadora popular pela Adopt a Negotiator, uma organização mundial que engloba jovens de diversos países com objetivo de divulgar o que ocorre nas negociações climáticas.

 

in EcoDebate, 30/10/2015

[cite]


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa