EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O sapo e o meio ambiente, artigo de Raimundo Nonato Brabo Alves

 

artigo

 

[EcoDebate] Em um desequilíbrio ambiental os anfíbios são as primeiras espécies a desaparecer. Os anfíbios têm seu processo de reprodução dependente de ambiente úmido. Até suas peles necessitam de umidificação para manutenção do equilíbrio térmico corporal. Tanto que a contagem de espécimes em sítios de estudo, serve de indicador de avaliação de qualidade para ambientes em degradação.

Uma descrição da reação do sapo a mudança de ambiente é utilizada para descrever a reação dos indivíduos frente às mudanças nas organizações. Considero que o momento atual vivenciado pela humanidade diante das mudanças ambientais tem muita semelhança com essa “parábola” muito difundida nos estudos das organizações sociais:

um sapo colocado em uma panela com água, fica estático durante todo o tempo em que a água é aquecida, até o ponto de ebulição. O sapo não reage ao gradual aumento da temperatura (mudanças do ambiente), pois com o aquecimento sua musculatura enrijece e ele morre quando a água ferve. Outro sapo, jogado nesse mesmo recipiente já com água fervendo, salta imediatamente para fora, e escapa com vida.

Com relação às mudanças ambientais em consequência do aquecimento global há um comportamento coletivo da maioria das pessoas, semelhante ao sapo cozido. Claro que existem diferentes perfis neste nosso universo. Pessoas e organizações conscientes das relações de causa e efeito, mas que por interesses econômicos não abrem mão de seus modos de produção e consumo. Este grupo é minoritário e de difícil convencimento para mudanças. Um segundo grupo visivelmente numeroso de pessoas que ignoram os problemas ambientais e por sua vez são instrumentalizadas pelo primeiro grupo.

Um terceiro grupo, ainda minoritário, se comporta como o sapo que experimenta a água fervente e pula fora, reagindo de todas as formas as mudanças ambientais, estudando, monitorando, avaliando, mudando de comportamento, educando, denunciando e punindo as agressões ao meio ambiente.

Estamos perigosamente em uma grande “panela” aquecendo gradativamente, sem que a humanidade esboce alguma reação. Só para relembrar os eventos extremos mais recentes: seca no sudeste mais grave no sistema Cantareira, que deveria alimentar de água a locomotiva econômica do País, o estado de São Paulo. No nordeste brasileiro a pior seca dos últimos 50 anos com mais de 1400 municípios afetados. Seca calamitosa e incêndios florestais na Califórnia atingindo a região agrícola mais dinâmica dos Estados Unidos.Incêndios florestais na Indonésia provocando problemas respiratórios em milhões de pessoas. Tempestades destruindo cidades no sul do Brasil, deixando centenas de desabrigados. Enchentes no sudeste da França e deslizamento de terras na Guatemala matando mais de uma centena de pessoas.

Não se sabe quando será o ponto de ebulição de nossa “panela” global, nem tampouco se haverá tempo de reação semelhante ao do sapo que pula fora da água quente. O lamentável é que até lá já teremos contabilizado muitas vítimas fatais e refugiados ambientais. Que a Conferência de Paris seja o evento de desaceleração do aquecimento de nossa “panela” global. Concomitantemente, necessitamos aumentar a quantidade de formadores de opinião, com comportamento semelhante ao do sapo que pula fora da água quente.

Raimundo Nonato Brabo Alves, Colaborador da Ecodebate, é Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental

Leia mais:

http://www.cpt.com.br/para-refletir/a-sindrome-do-sapo-fervido#ixzz3nRMH0zel

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,seca-no-cantareira-supera-o-cenario-mais-pessimista-imp-,1624715

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/05/25/o-que-o-brasil-pode-copiar-e-nao-deve-imitar-da-seca-california.htm

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/estado-de-emergencia-e-declarado-na-california-por-incendios-florestais.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/10/incendios-florestais-na-indonesia-podem-ser-os-mais-graves-da-historia.html

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/04/tempestade-com-ventos-de-84-km-h-causa-estragos-na-regiao-oeste-de-sc-4743980.html

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151003_tempestades_franca_rm

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151003_deslizamento_guatemala_rm

 

in EcoDebate, 14/10/2015

[cite]


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “O sapo e o meio ambiente, artigo de Raimundo Nonato Brabo Alves

  • Valdeci Silva.

    Prezado Raimundo Nonato Brabo Alves, parabéns pela excelente qualidade do artigo, mas me desculpe por não poder sentir qualquer esperança com a Conferência de Paris, por saber que será igual a todas que aconteceram anteriormente e a tantas outras que venham a ocorrer no futuro. Acredito no poder de seu discurso (seu texto), mas na Conferência de Paris, NÃO!

Fechado para comentários.