EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Especialistas dizem que transposição do São Francisco pode ficar pronta e faltar água no rio

 

Proprietário que preservar margens do Rio São Francisco, como nesse trecho em Minas Gerais, com matas ciliares, poderá ficar isento de pagar o Imposto Territorial Rural. Foto: Agência Senado.

 

A transposição do rio São Francisco começou em 2007 e, segundo o Ministério da Integração Nacional, já está 70% pronta. A obra pretende levar água para o semiárido nordestino e beneficiar 12 milhões de pessoas de 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Mas tem um problema que preocupa os especialistas: a degradação do rio, que enfrenta poluição e desmatamento em suas margens. E é para este problema que uma comissão externa da Câmarados Deputados estuda uma solução.

Uma das propostas avaliadas é a isenção do pagamento do Imposto Territorial Rural (ITR) para os proprietários de terras que preservarem a vegetação nas margens do São Francisco. A medida é prevista em um projeto de lei em tramitação no Senado (PLS 202/15), do senador Otto Alencar (PSD-BA), e ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos daquela Casa para depois ser votado na Câmara dos Deputados.

Falta água
A comissão externa se reuniu para discutir o projeto e convidou o senador Alencar, que defendeu a medida: “São três os principais elementos do rio: as árvores, as matas ciliares, a água e os peixes. Destruíram as árvores, acabaram com os peixes e a água está acabando também. Só se produz água plantando árvores”.

A deputada Raquel Muniz (PSC-MG) é de uma região de Minas Gerais afetada pela seca e resume o problema: “Para que essa obra tão gigante se a gente não tem a água?”

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, os reservatórios de água no Nordeste estão com apenas 25% de sua capacidade, e 850 cidades estão em estado de alerta por causa da seca.

Só mais um ano de vida
Por isso, a urgência na discussão da revitalização do São Francisco, de acordo com o prefeito de Aracaju, em Sergipe, João Alves. “Eu diria que, com muita sorte, o rio São Francisco pode chegar a mais um ano de vida. O rio está morrendo. E, como todos os rios do mundo que morrem, morre a partir da foz.”

Para o coordenador da Comissão Externa da Transposição do São Francisco, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), não basta construir os canais para levar a água ao semiárido. Segundo ele, ainda é preciso um investimento de R$ 120 milhões só para bombear a água. Sem contar a recuperação das margens.

Gomes de Matos cobra mais integração entre diversos órgãos do governo para resolver o problema e ao mesmo tempo revitalizar o São Francisco: “A comissão está servindo também de alerta aos órgãos governamentais para que estabeleçam o mais rapidamente possível essa integração de ações, sob pena de nós termos um canal construído e não ter a operacionalização.”

Reportagem – Antonio Vital
Edição – Newton Araújo

Informações da Agência Câmara de Notícias, publicadas no Portal EcoDebate, 09/07/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

3 thoughts on “Especialistas dizem que transposição do São Francisco pode ficar pronta e faltar água no rio

  • Paulo Afonso da Mata Machado

    A transposição do Rio São Francisco volta ao debate!
    É muito oportuna essa comissão da Câmara dos Deputados para avaliar essa importante obra para o semiárido nordestino brasileiro. Entretanto, alguns dos comentários precisam ser debatidos.
    A deputada Raquel Muniz questiona a obra alegando falta de água.
    O regime de chuvas é totalmente cíclico. Se hoje as chuvas estão escassas, amanhã estarão mais intensas. Quem imaginaria que Salvador passaria neste ano por enchentes tão catastróficas?
    O deputado Raimundo Gomes de Matos lembra que os canais não serão suficientes para conduzir a água. pois a água precisa também ser bombeada.
    O deputado tem razão. Quando surgiu a ideia da transposição, ainda durante a estada de D. João VI no Brasil, a comissão designada para estudar a proposta concluiu que seria suficiente um canal ligando o Rio São Francisco ao Rio Jaguaribe. Esqueceram-se de que, para vencer o divisor de águas, é preciso que a água seja bombeada.
    É o caso da transposição do Rio São Francisco para Aracaju. O prefeito de Aracaju faz uma previsão pessimista: o Rio São Francisco vai durar apenas mais um ano. Ora, se isso acontecesse, Aracaju sofreria um colapso de água, visto que 60% da água que consome vêm de uma transposição do Rio São Francisco.

  • Pingback: Especialistas dizem que transposição do São Francisco pode ficar pronta e faltar água no rio « Abides – Associação Brasileira de Integração e Desenvolvimento Sustentável

  • Pingback: Confira as notícias publicadas em 09.07.15 | CBH São Francisco

Fechado para comentários.