EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

A Batalha entre dois modelos agrícolas: agronegócio vs agroecologia

 

O agronegócio: a produção de monoculturas em grande escala, baseado na tecnologia e produtos químicos.

Por Janaina Strozake
Da Why Hunger / Página do MST

 

agroecologia

 

O agronegócio é uma agricultura sem agricultores. Praticamente as únicas pessoas que vivem nas terras no Brasil nos dias de hoje são os guardas de segurança que são responsáveis pela propriedade – os trabalhadores vivem nos subúrbios e marginalizados da propriedade.

Investidores do agronegócio veem a terra como uma máquina que produz lucros, não importando o que se produza, e para ser usada até ao seu esgotamento. As suas decisões não levam em conta as pessoas que precisam e que vivem da terra.

A agricultura industrial, liderada pelo agronegócio, é um pacote tecnológico. O mesmo conjunto de tecnologias é utilizado da mesma forma em todas as regiões, independentemente das diferenças locais ou as habilidades e conhecimentos dos povos.

Não cria uma relação harmoniosa entre a Terra e os seres humanos porém para nós, os camponeses, obtemos tudo o que precisamos da terra. Por outro lado, temos a agroecologia: onde a propriedade e a posse da terra pode ser individual ou coletiva, mas sempre tendo em conta as decisões participativa e locais sobre o que, como e quando produzir alimentos.

Cada lugar no mundo deve criar a sua própria agroecologia. Ele não pode ser implementado a partir do exterior ou desde cima.

Agroecologia é uma forma de melhorar as relações entre mulheres, homens, jovens e idosos. Agroecologia deve ser uma aliança entre a cidade e o campo, e deve fazer parte dos movimentos sociais por mudanças estruturais contra o racismo e para eliminar a violência contra as mulheres.

Junto com a soberania alimentar, a agroecologia é parte da nova sociedade que queremos construir. Não há co-existência entre o agronegócio e a agroecologia. Esta é uma luta entre dois modelos diferentes e o agronegócio tem sido favorecido até agora.

Os modelos são tão diferentes que não há nenhuma maneira que eles possam coexistir. O agronegócio apenas aceita a agroecologia como uma “agricultura sustentável” que não ameaça a estrutura de suporte do agronegócio e usa a agroecologia para se legitimar como “verde”. Estes são dois pólos antagônicos da agricultura.

Publicado no Portal EcoDebate, 30/06/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “A Batalha entre dois modelos agrícolas: agronegócio vs agroecologia

  • Excelente texto!

  • Italino Borssatto

    Ideologia, ideologia e quanta ingenuidade.

    A guerra está na cabeça de quem escreve. Ambas precisam ser bem urilizadas para suprimento dos povos.
    Tecnologia é muito importante. E desconhecer a grande importância dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de nossas universidades e da EMBRAPA é, no mínimo desclassificador de escrever sobre assunto de tamn\anha importância.
    Pior do que isso é tentar misturar agronegócio com preconceitos.
    Atenção, quem escreve tem muito mais responsabilidade do que se fazer importante.

Fechado para comentários.