EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O certo pelo motivo errado, artigo de Efraim Rodrigues

 

opinião

 

[EcoDebate] Nesta semana os Estados Unidos tomaram uma medida importante para tentar evitar o progressivo declínio das colméias de abelhas em todo mundo desenvolvido, que talvez também esteja ocorrendo por aqui, desapercebidamente. De uma canetada, foi determinada a restauração de quase 3 milhões de ha de ambientes positivos para polinizadores.

Isto é bom ou mal?

Além da parte obviamente positiva, este decreto tenta esconder a real causa do problema que são os inseticidas neonicotinóides, amplamente usados na agricultura veja uma coluna de 2014

Não há reserva que resolva enquanto as abelhas estiverem morrendo como moscas (não perdoem o trocadilho).

Não precisa ir longe para ver o certo sendo feito pelo motivo errado. Depois de fugido o cavalo, São Paulo está, por diferentes meios, consertando a cerca e estimulando a restauração florestal na Cantareira.

Faz mais de século que sabemos que árvores retiram água do solo. Mesmo considerando o tanto que elas ajudam a infiltrar, há um débito. Árvores melhoram a qualidade da água, mas reduzem sua quantidade.

Como o Governo de São Paulo tem demonstrado estar disposto a servir qualquer tipo de água para resolver o problema, o coerente seria cortar árvores para reduzir a evapotranspiração.

Os benefícios das árvores vão da física à psicologia, mas mesmo elas podem ser usadas para iludir. O óbvio e histórico problema de São Paulo é falta de mecanismos de conservação e redução de consumo, mas isto envolve parar de passar a mão na cabeça do cidadão e informá-lo, mas qual político correrá o risco de fazer o certo pelo motivo certo?

Em Londrina, a Prefeitura e alguns vereadores querem por que querem (e por que querem tanto ?) criar um novo distrito industrial próximo ao maior fragmento de floresta em centenas de km, a Mata dos Godoy.

Ainda que seja sempre correto visar o desenvolvimento e a geração de empregos, a tentativa esconde certa luxúria imobiliária. A cidade já tem distritos industriais, e eles estão longe de cheios. A cidade como um todo, aliás, tem mais de 50% de terrenos vazios.

Falando em emprego, fico com dó de ver quase todos ambientalistas da cidade gastando seu precioso tempo em reuniões modorrentas para falar o óbvio, mas talvez seja este mesmo nosso sacerdócio.

Também na conservação existe a conhecida estratégia de usar espécies-bandeira. A idéia é conseguir recursos para a conservação de determinada espécie carismática como baleias ou mico-leões dourados e daí usa-los para conservar o ambiente destas espécies, que naturalmente envolve muitas e muitas outras espécies. É uma estratégia tão clássica que já nem mais assusta ninguém, mas é aí que mora o perigo.

Mas é de balela em balela, mesmo que pequenas, com baleias, que o mundo vai ficando como está.

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br), Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, JICA e Vale, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores e Ecologia da Restauração, finalista do 56º Prêmio Jabuti 2014. Nos fins de semana ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico.

Publicado no Portal EcoDebate, 10/06/2015

[cite]


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “O certo pelo motivo errado, artigo de Efraim Rodrigues

Fechado para comentários.