EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

IBGE disponibiliza mapas vetoriais sobre a hidrogeologia na região Sul

 

O IBGE disponibiliza um conjunto de dados hidrogeológicos (ciência que estuda as águas subterrâneas) da região sul do país em formato digital (shape) e no formato pdf, realizados pelo IBGE e outros órgãos que atuam nesta área.

As informações apresentadas visam fornecer um maior conhecimento sobre o comportamento dos aquíferos (formações geológicas capazes de armazenar, circular e produzir águas subterrâneas) que compõem a região Sul, oferecendo subsídios para o planejamento, gestão e uso racional e sustentável dos recursos hídricos. Estes mapas podem ser acessados pelo link

ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/recursos_hidricos/regionais/shape/.

O mapa hidrogeológico da região Sul em formato vetorial permitirá maior manipulação pelo usuário. A escala de disponibilização é de 1:1.700.000 (1 cm = 17 km).

O mapa compartimenta cartograficamente um conjunto de unidades hidrogeológicas, definidas com base nas suas características geológicas e nos valores das vazões dos poços tubulares perfurados nesta região, dos quais 19.707 serviram de base para esta pesquisa. Com isso, podem ser individualizados três grandes conjuntos ou domínios hidrogeológicos: poroso, fissural e poroso-fissural; as variações de potencial são identificadas no mapa através da gradação de tons de cor mais claros (menor produtividade) a mais escuros (maior produtividade).

 

Fonte: IBGE

Publicado no Portal EcoDebate, 31/03/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa