EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A distribuição espacial da avifauna e mastofauna em plantios de seringueira no estado de São Paulo, por Fabio Enrique Torresan e Sérgio Gomes Tôsto

 

artigo

 

[EcoDebate] Historicamente, a modificação de ambientes naturais pelas atividades humanas tem causado grandes impactos sobre a vida selvagem que originalmente ocupavam estas paisagens. Por outro lado, muitas áreas consideradas de grande valor para a conservação da biodiversidade estão inseridas em um mosaico de fragmentos de remanescentes naturais intercalados em uma matriz predominantemente constituída por áreas agrícolas, onde muitas espécies da fauna silvestre encontram recursos necessários para sua sobrevivência enquanto outras não conseguem adaptar-se e acabam sofrendo ameaças até serem regionalmente extintas.

As atividades econômicas desenvolvidas no entorno dos fragmentos têm impactos diferenciados sobre as comunidades silvestres. Diferentes culturas agrícolas ou até diferentes medidas de manejo de uma mesma cultura (orgânica, convencional, plantio direto, uso do fogo) podem representar diferentes graus de permeabilidade entre os fragmentos naturais e exercem grande influência sobre a comunidade de vertebrados.

A diversidade ainda presente em paisagens fragmentadas, aliada aos impactos negativos de fatores como o isolamento e o efeito de borda, indicam a importância de técnicas de manejo para que as chances de persistência das espécies animais nessas paisagens aumentem.

Estudos recentes indicam a importância dos vertebrados para o diagnóstico da biodiversidade em agroecossistemas, mas ainda existe uma grande lacuna de conhecimento sobre como as espécies utilizam os recursos destas paisagens.

As aves são muito utilizadas como indicadores biológicos por serem bem conhecidas e a presença de algumas espécies e ausência de outras pode indicar se uma área está bem conservada ou não. Os mamíferos exercem um importante papel na manutenção das florestas tropicais, pois são chaves na estruturação das comunidades através da predação e dispersão de sementes, polinização, folivoria, frugivoria e por serem predadores do topo da cadeia alimentar.

Pensando na importância do papel dos vertebrados na manutenção de processos ecológicos e na falta de informações sobre sua distribuição e função em plantios de seringueira a Embrapa Monitoramento por Satélite aprovou o projeto de pesquisa intitulado: “Sustentabilidade, competitividade e valoração de serviços ecossistêmicos da heveicultura em São Paulo com o uso de geotecnologia”, sendo que uma das principais atividades prevista é o estudo da caracterização, avaliação da diversidade e da distribuição espacial de aves e mamíferos encontrados em áreas de cultivo de seringueira.

Para a avaliação da avifauna será adotado o método de amostragem por pontos, onde as espécies serão identificadas visualmente por meio do auxílio de guias de campo. Para a identificação da mastofauna serão utilizadas armadilhas fotográficas. A avaliação da diversidade de espécies não será apenas quantitativa, serão avaliados também o nicho trófico e de habitat das diferentes espécies, bem como seu grau de ameaça ou vulnerabilidade na área de estudo.

Todos os pontos de amostragem serão registrados através de GPS. Os pontos de ocorrência das espécies, bem como planos de informação ambiental produzidos em outras atividades do projeto como modelo digital de elevação, hidrografia, cobertura e uso das terras, serão utilizados para compor a modelagem da distribuição potencial de espécies, que será realizada utilizando-se da livraria de algoritmos de modelagem de nicho ecológico “openModeller”.

Fabio Enrique Torresan, Ecólogo, Pesquisador A da Embrapa, Dr. em Ecologia e Recursos Naturais

Sérgio Gomes Tôsto, Engenheiro Agrônomo, Pesquisador A da Embrapa, Dr. em Desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente

 

Publicado no Portal EcoDebate, 11/11/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa