EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

ABC promove Simpósio ‘Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções’

 

A sociedade brasileira tem acompanhado pela mídia o debate sobre a escassez de água que  assola a região sudeste do Brasil. Tratado como disputa entre o Rio de Janeiro e São Paulo, a polêmica estabelecida na imprensa não aborda o problema com a profundidade que a complexidade da questão demanda. Visando contribuir para jogar uma luz sobre esta discussão, a Academia Brasileira de Ciências vai promover, nos dias 20 e 21 de novembro, o simpósio “Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções”, no Auditório Alcides Ribeiro Teixeira, do Instituto de Botânica de São Paulo.
Após uma contextualização do problema no cenário global e nacional, o simpósio buscará apresentar um diagnóstico conciso e preciso a respeito da situação hídrica no Sudeste do Brasil, observando tanto o cenário de curto prazo, impactado pela intensa seca de 2014, como as perspectivas de médio e longo prazos.
A partir da caracterização de cenários de mudanças climáticas, de usos múltiplos e de níveis de demanda, pretendemos estabelecer um conjunto de recomendações para soluções estruturais (engenharias, transposições, saneamento, etc.) e não estruturais (educação, redução do consumo, reuso, mobilização, serviços ecossistêmicos, etc.) do problema. É nosso intuito que este esforço contribua para que os governos e a sociedade possam traçar políticas e pautar suas decisões sobre como enfrentar o atual quadro de estresse hídrico, com base em dados objetivos e informações cientificamente fundamentadas.
Confira a programação completa do Simpósio neste link e faça sua pré-inscrição pelo e-mail recursoshidricos@abc.org.br.
Simpósio “Recursos Hídricos na Região Sudeste: Segurança Hídrica, Riscos, Impactos e Soluções”
Data: 20 e 21 de novembro de 2014
Local: Auditório Alcides Ribeiro Teixeira, Instituto de Botânica de São Paulo
Av. Miguel Stéfano, 3687 – Água Funda – São Paulo/SP
Crédito da Foto: Equipe AIIEGA

Fonte: ABC – Academia Brasileira de Ciências

Publicado no Portal EcoDebate, 03/11/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa