EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A humanidade caminha a passos largos para o suicídio, artigo de Donato Velloso

 

crise global

 

[EcoDebate] Reflexão após 15 anos de militância e aprendizado na área ambiental ao promover dezenas de seminários, campanhas, reconhecimentos, mobilizações, artigos, palestras, publicações, além de participar de centenas de eventos ambientais e ler centenas de artigos nas revistas ECO21 e CIDADANIA & MEIO AMBIENTE, no Portal ECODEBATE, entre outras publicações, sobre aquecimento global, onde todos, há muitos anos , fazem relatos chamando atenção, sobre emissões, queimadas, desertificação, degelo, elevação dos oceanos, escassez de água, o uso irresponsável dos recursos naturais, principalmente o uso dos combustíveis fósseis, cujos resultados surgiram a partir da revolução industrial, através da produção em larga escala e consumo exagerado/perdulário, de como os humanos agem como se fossem o senhor absoluto de todas as coisas. Puro engano!!!

Hoje, o bicho homem é o principal causador dos problemas e somente ele poderá salvar nossa única morada, essa fina casquinha do nosso planeta TERRA, de entranhas e poderes desconhecidos das consequências não mensuráveis e o risco de extinção da sua espécie e dos outros seres vivos conhecidos, alguns já desaparecidos.

Discute-se e alerta-se para a forma, de como hoje, a busca pelo crescimento econômico e contínuo, objeto de desejo do capitalismo, implica na destruição acelerada dos recursos renováveis e não-renováveis.

Os fundamentos sobre o aquecimento já é legitimado, endossado pelos interessados e preocupados, cientistas, especialistas, políticos, empresários, personalidades e principalmente pela população sofrida pelos impactos já recorrentes.

Infelizmente os governantes, os desenvolvedores de políticas públicas/privadas e tomadores de decisões, não priorizam tomar medidas concretas de mitigação/adaptação que permitam a redução das emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pela elevação da temperatura do planeta e prevenção do que possamos enfrentar.

O carvão e petróleo, combustíveis fóssil que permitiu nova forma de vida e costumes proporcionado pelas novas descobertas tecnológicas, meios de comunicação e de transportes estão se esgotando e através do mau uso do homem dos produtos gerados e tem provocado grandes desperdícios de recursos, gerando resíduos sem a destinação e aproveitamento correto, causando problemas e degradando o meio ambiente.

As emissões para produção em larga escala de carros, combustíveis, aço, cimento, plásticos, papel entre outras poluem a cada dia mais o ar dos aglomerados urbanos com suas populações aumentando e sedentes, gerando problemas de saúde e contribuindo com a destruição da camada de ozônio e do aquecimento global, implicando em inúmeros fatores de proporções catastróficas já mencionadas.

Todo o mau uso e desperdício dos recursos naturais coloca em risco a nossa espécie e as gerações futuras, conforme mostrado recorrentemente. Que inteligência é esta?

Mesmo assim, um pequeno grupo cumpre bem o seu objetivo de questionar o modo perdulário em que vivemos, infelizmente em desarmonia com os demais seres que nos cercam, insistindo numa transição acelerada para o uso de energias renováveis e implementação de medidas de precaução e adaptação para o que esta por vir.

O engajamento na política ecológica e no desenvolvimento sustentável vai muito além de ser um ato de escolha, um ato de liberdade, mas de responsabilidade com nossos filhos, netos. Esta decisão depende essencialmente de todos se verem, ou não, participando de medidas concretas, passaporte para garantir as formas de vidas ainda existentes.

Felizmente sou grato a tudo e a todos, por acreditar e contribuir determinadamente, embora exista pouco tempo para nossa e próxima geração com mais justiça social, generosidade, simplicidade, mudança de hábitos, repensar nossas formas de convívio e mudar o rumo dessa caminhada suicida da humanidade.

Conclamo a todos fazerem a sua parte, a seu modo, sem medo!!!

Donato Velloso é Coordenador/Fundador do Movimento Evolutivo PACTO DE RESGATE AMBIENTAL

Publicado no Portal EcoDebate, 31/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “A humanidade caminha a passos largos para o suicídio, artigo de Donato Velloso

  • FAÇAMOS CAPANHAS PELA ABOLIÇÃO PACÍFICA DO REGIME CAPITALISTA OU NADA FAÇAMOS.

    O capitalismo todo-poderoso, amparado pelas religiões e pela grande mídia, estende sua influência por quase todo o planeta Terra. Que força poderá ser organizada para o confrontar?
    Se os líderes políticos dos países capitalistas desenvolvidos e em desenvolvimento, em comum acordo com as lideranças religiosas, e compreendendo a gravidade e a urgência do problema, organizassem, em breve espaço de tempo, a abolição do regime capitalista, através da constituição de uma administração planetária única e da extinção de todos os Estados nacionais existentes, seria uma possibilidade de salvação da vida no planeta Terra. Mas isso não passa de uma linda utopia. Será?

Fechado para comentários.