EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Campanha cobra Compromissos de Presidenciáveis sobre Mudanças na Política Energética

 

energia

 

Entidades da sociedade civil reunidas na campanha “Energia para a Vida!” divulgaram nesta quarta-feira (01/10) uma petição aos candidatos a Presidente da República, cobrando compromissos para viabilizar uma nova política energética para o Brasil.

“O Brasil é um país com potencial para tornar realidade uma política energética com grandes benefícios sociais e econômicos, que preserve a natureza e contribua com a luta contra o aquecimento global….Com a tecnologia que dispomos hoje, não faz mais sentido insistir em uma política energética antiquada, que privilegia a queima de carvão e petróleo, a energia nuclear e a construção de grandes barragens nos rios brasileiros, com reconhecidos danos socioambientais” argumenta a petição, assinada por mais de 80 organizações civis.

Um das principais reivindicações da petição é a garantia da transparência e participação da sociedade civil na tomada de decisões sobre o planejamento energético, inclusive com assento no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que hoje se caracteriza como espaço extremamente fechado, onde prevalecem os interesses de grandes empresas e grupos políticos.

Outro destaque é a necessidade de priorizar a conservação e o uso eficiente da energia. Hoje, o Brasil tem o potencial de poupar 30% de toda energia que consume, apenas com medidas de eficiência energética, com ganhos para toda sociedade. Nos sistemas de transmissão e distribuição de energia, estima-se que daria para evitar um terço das perdas atuais que estão na ordem de 15 a 17%.

Sobre a geração de energia, a petição cobra “um processo de transição para diversificar a matriz energética brasileira para que o sol, os ventos e a biomassa sejam partes significativas da matriz de geração de energia do Brasil”, com prioridade para a “descentralização e micro-geração de energia, com a participação das comunidades”. Além disso, os assinantes destacam a necessidade de “assegurar o pleno respeito e a garantia dos direitos humanos das populações atingidas por empreendimentos energéticos”, o que não vem ocorrendo em grandes projetos como Belo Monte.

A Campanha Energia para a Vida! foi lançada em agosto de 2014 por diversas entidades da sociedade civil com o objetivo de promover uma nova política energética à altura dos desafios do século 21, baseada em princípios de eficiência econômica, justiça social, respeito à diversidade cultural, participação democrática e sustentabilidade ambiental.

Para saber mais sobre a campanha e para acessar a integra da petição, visite o site: www.energiaparavida.org

* Informe da Campanha Energia para a Vida!

 

Publicado no Portal EcoDebate, 02/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa