EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Coleção Entomológica do IOC/Fiocruz lança, online e com consulta gratuita, catálogo ilustrado de abelhas

 

A Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que possui um dos maiores acervos de insetos da América Latina, acaba de lançar seu segundo catálogo ilustrado com todos os espécimes-tipo de abelhas depositados em seu acervo. Disponível online e com consulta gratuita, a publicação reúne, em cerca de 140 páginas, informações de mais de 30 espécies coletadas na América do Sul. O catálogo inclui atualizações taxonômicas, fotos dos insetos em diversos ângulos, além de tabelas com as características morfométricas de cada espécie descritas detalhadamente.

“A riqueza de informações disponibilizada neste catálogo pode auxiliar na identificação de materiais coletados em diversas regiões. A divulgação do conteúdo impresso e online visa ampliar o acesso por profissionais e estudantes de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo”, destacou o organizador da publicação e pesquisador visitante do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC, Sandor Buys. A iniciativa é fruto da parceria com os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sebastião Laroca e Maria Christina de Almeida. Curadora da Coleção, Jane Costa acredita que “a produção do catálogo possibilita a ampliação da divulgação científica, agiliza o trabalho de pesquisa e valoriza o acervo da Coleção”.

Ainda de acordo com Sandor, o material acompanha as demandas da sociedade. “Tudo o que está relacionado à biodiversidade passa por uma etapa de identificação. Para preservar uma área, por exemplo, é preciso conhecer os organismos que atuam no local e fazer um levantamento do ambiente. Isso permite definir a construção de um parque ou de uma reserva”, afirmou.

Fonte: IOC/Fiocruz

EcoDebate, 01/09/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa