EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Inesc lança Nota Técnica sobre conservação da biodiversidade em áreas protegidas

 

unidades de conservação
Entre os assuntos tratados pela publicação estão a política brasileira de áreas protegidas e os desafios para a conservação da biodiversidade em um contexto marcado pelo avanço de padrões de uso da terra e dos recursos naturais que, que representam uma grande ameaça para a conservação.

De onde vem a ideia de conservar a biodiversidade em áreas protegidas? Manter a natureza intocada é a melhor estratégia para a conservação da biodiversidade em longo prazo? Ou, não, a presença humana e as atividades de baixo impacto – como as dos povos indígenas, quilombolas, castanheiros, ribeirinhos – mostram, historicamente, que são aliadas de processos geradores e mantenedores da biodiversidade e, por isto, a principal estratégia de preservação passa por manter e valorizar estas formas de relação com a natureza?

Em Nota Técnica lançada hoje, 16/7, pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Nurit Bensusan nos ajuda a compreender o significado e a importância destas questões e a situá-las no debate, atual e necessário, sobre a política brasileira de áreas protegidas e os desafios para a conservação da biodiversidade em um contexto marcado pelo avanço de padrões de uso da terra e dos recursos naturais que, estes sim, representam uma grande ameaça para a conservação. Confira a Nota aqui

Fonte: Inesc

EcoDebate, 21/07/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa