EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Comissão de Agricultura da Câmara debate revogação de convenção da OIT sobre povos indígenas e tribais

 

direitos humanos

 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural debate nesta terça-feira (3) a revogação do Brasil à subscrição da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A convenção determina que todas as medidas legislativas que afetem povos indígenas ou povos tribais devem ser precedidas de consulta. O debate foi proposto pelo deputado Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR).

Para Quartiero, a norma no intuito de defender os interesses dos povos indígenas e as aspirações dos mesmos em assumir o controle de suas instituições e formas de vida e seu desenvolvimento econômico, fere as normas constitucionais pertinentes a direito econômico, tributário e diretamente a soberania nacional.

Segundo o parlamentar, a convenção obteve pouca ratificação pelos países soberanos, sendo eles de potencial econômico maior ou menor. No entanto, acrescenta, por falta de maior estudo ou conhecimento a Convenção 169 da OIT, a convenção tramitou nas casas legislativa e obteve status de Decreto.

“No entanto como seu próprio texto no artigo 39 concede o direito do Brasil denunciar a Convenção ao final de um período de dez anos, contados da data de entrada em vigor, prazo que se completa neste ano de 2014, o que possibilita sua revisão total ou parcial, necessário que o referido Decreto seja revisado pelas casas legislativa”, conclui.

Foram convidados:
– o assessor da Seção de Políticas Setoriais da Subchefia de Política e Estratégia do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Coronel Rodrigo Martins Prates;
– o ministro Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado;
– o oficial da Reserva das Forças Armadas, Gen. Maynard Marques de Santa Rosa;
– o jornalista e escritor, Lorenzo Carrasco; e
– o antropólogo, Edward Mantoanelli Luz.

O debate será realizado às 14h30, no plenário 6.

Da Redação- RL

Fonte: Agência Câmara de Notícias

EcoDebate, 03/06/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Comissão de Agricultura da Câmara debate revogação de convenção da OIT sobre povos indígenas e tribais

Fechado para comentários.