EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

IPCC alerta para aumento das emissões de gases que causam efeito estufa

 

Conclusão consta do relatório de avaliação feito por cientistas sobre o assunto divulgado este domingo em Berlim; documento afirma que são necessárias mais ações para limitar o aquecimento do planeta a 2º C até 2100.

Camadas de gelo estão derretendo. Foto: Pnuma

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Ipcc, alertou que as emissões de gases que causam o efeito estufa aumentaram a um nível sem precedentes apesar dos esforços para reduzi-las.

Segundo o Ipcc, as emissões cresceram mais rapidamente entre 2000 e 2010 do que nas últimas três décadas.

Novas Tecnologias

A conclusão consta da terceira e última parte do quinto relatório de avaliação feita por cientistas da ONU e divulgado este domingo, em Berlim.

Apesar disso, os especialistas disseram que ainda é possível limitar o aumento da temperatura global em 2º C, acima do nível pré-industrial, até 2100.

Para que isso aconteça, os países devem fazer uso de novas tecnologias e devem fazer mudanças em seus hábitos.

Os cientistas deixaram claro que é necessário abandonar os combustíveis fósseis poluentes e utilizar fontes de energia limpas para evitar o aquecimento do planeta.

Isso significa deixar de usar o petróleo e passar a utilizar energia que tenha como fonte as forças do vento, do sol e da água.

Efeito Estufa

O co-presidente do Painel, Ottmar Edenhofer, disse que as políticas sobre o clima devem ter como meta uma redução significativa das emissões de gases que causam o efeito estufa.

Para evitar interferência perigosa com o sistema climático, Edenhofer afirma que o mundo precisa parar de operar como tem feito até agora.

Algumas previsões mostram que para reduzir a temperatura em 2º C será preciso cortar as emissões entre 40% e 70% comparado com os níveis registrados em 2010. Isso deve ser feito até a metade deste século.

O documento cita que uma medida mais ambiciosa pode exigir a remoção completa do dióxido de carbono da atmosfera terrestre.

Cooperação

Edenhofer disse ainda que a mudança climática representa um problema global comum e a cooperação internacional é a chave para se alcançar as metas de redução.

O relatório apresenta ideias de como combater ou limitar o impacto das mudanças climáticas. O documento foi analisado por mais de 800 especialistas do mundo inteiro que depois de uma revisão, apresentaram suas sugestões para lidar com o problema.

O secretário-geral da ONU elogiou as conclusões do Ipcc. Ban Ki-moon quer que todos os países atuem de forma rápida e corajosa para levar medidas ambiciosas para a Conferência sobre o Clima, que será realizada em setembro deste ano.

Ban disse que a meta é que todos façam os esforços necessários para que se alcance um acordo sobre o assunto em 2015.

EcoDebate, 14/04/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa