EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Desinvestimento no Clima, artigo de Efraim Rodrigues

 

opções de desenvolvimento

 

[EcoDebate] A força mais poderosa do universo, de acordo com Luis Stuhlberger, são os 100 trilhões de dólares dos fundos mundiais de investimento.

Ele deve saber o que fala, é o gestor do fundo verde do Banco Credit Suisse.

A estratégia mais promissora para tentar resolver o problema do clima está exatamente nos fundos de investimento, conhecidos como o órgão mais sensível do homem.

Nesta semana, uma de minhas alma-mater, Harvard, decidiu não mais investir em empresas relacionadas a grandes emissões de carbono, como as petrolíferas. Os recursos que mantém Harvard são tão grandes, da ordem de 33 bilhões de dólares, que se ela vendesse tudo que possui destas empresas, poderia derrubar seu preço, causando perdas para si mesma. De toda forma, o simples passo de não colocar mais dinheiro nelas já estabelece um exemplo a ser seguido e as coloca na defensiva.

A Exxon, por exemplo, na internet se diz apoiando a iniciativa One trillionth (um medidor mundial da emissão de carbono, de fato interessante, veja o link em meu blog bit.ly/T4rXVg), mas quando chega a hora de lidar com o órgão mais sensível do homem, diz a seus investidores que não terá dificuldades para usar o petróleo de que é proprietária, uma quantidade de carbono algumas vezes maior do que seria seguro emitir.

E se os investidores começarem a achar que este petróleo todo é mais problema do que solução ? E se, não perdoem o trocadilho, Harvard fizer escola ?

Não foi fácil fazer a Exxon produzir um relatório de risco de carbono (veja também em meu blog), na verdade ela é meio como o Pedrinho, quando faz coisa errada, sai com um “não quero falar disso” quando então precisa de alguma pressão para se pronunciar. No caso da Exxon, a pressão foi feita pelos investidores, e eles ingenuamente escolheram o dia 31 de março para divulgar seu relatório, o mesmo dia da divulgação do relatório do IPCC, que mostrou que a coisa vai piorar antes para os mais pobres, e que isto será uma fonte mundial de fome e instabilidade econômica e política.

E agora eu pergunto, será que quando o estômago ronca, o órgão mais sensível do homem ainda é o fundo de investimento ?

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br), Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Também ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva. É professor visitante da UFPR, PUC-PR, UNEB – Paulo Afonso e Duke – EUA
http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com/

EcoDebate, 14/04/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa