EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

FAO lança sistema que permite monitorar ocupação da superfície do solo do planeta

 

FAO lança sistema que permite monitorar ocupação da superfície do solo do planeta
Áreas de cultivo cobrem 12,6% da superfície da Terra.

 

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) lançou esta semana uma nova base de dados que une sob uma única plataforma informações sobre a cobertura do solo – o quanto de terra é coberto por plantações, árvores, florestas ou solo virgem – crucial para estabelecer uma compreensão global abrangente das características físicas da superfície do planeta.

“Uma compreensão abrangente da cobertura do solo do nosso planeta é essencial para promover uma gestão sustentável dos recursos da terra – incluindo a produção agrícola para alimentar a crescente população mundial – que utiliza de maneira eficiente os escassos recursos naturais e ainda protege o meio ambiente”, disse o líder do projeto da FAO, John Latham.

Alguns do aplicativos do novo sistema “GLC-share database” incluem o monitoramento de tendências globais de cobertura do solo para variadas possibilidades de utilização do solo, a avaliação do impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos e o planejamento do uso da terra.

“[Esse novo sistema] será uma ferramenta valiosa para avaliar a sustentabilidade da agricultura, e para apoiar evidências com base no desenvolvimento sustentável rural e da política de uso do solo, contribuindo para a redução da pobreza, permitindo sistemas agrícolas e alimentares inclusivos e eficientes e aumentando a resistência dos meios de subsistência”, disse Latham.

“O ‘GLC-Share database’ também nos ajudará a entender como as mudanças climáticas e a variabilidade climática estão impactando os recursos naturais fundamentais, bem como a produção de alimentos”, acrescentou.

Acesse em www.glcn.org/databases/lc_glcshare_en.jsp

 

Informe da ONU Brasil, publicado pelo EcoDebate, 21/03/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa