EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

A Georrastreabilidade da pecuária de corte é viável economicamente? por Sérgio Gomes Tôsto e Ricardo Guimarães Andrade

 

pecuária

 

[EcoDebate] Globalmente, os produtos de origem animal proporcionam um sexto da energia e mais de um terço da proteína da alimentação humana. Parte destes nutrientes vem de material que seria consumido diretamente pelo homem, que é convertido pelos animais em alimentos de alta qualidade.

As projeções de consumo indicam grandes aumentos na demanda per capita de produtos de origem animal, principalmente nos países em desenvolvimento. Para atender à demanda crescente, as condições intensivas em que os alimentos são produzidos, processados e comercializados, têm passado por muitas mudanças. Uma preocupação maior é a busca cada vez maior, por alimentos seguros.

Deste modo, colocada mundialmente na “ordem do dia”, a segurança alimentar implicou no desenvolvimento de um novo conceito: o da rastreabilidade – muito mais amplo do que se imaginava a princípio, pois deixou de ser aplicado a partir da indústria (como já era comum), passando a estender-se da “fazenda à mesa”, desde os processos iniciais de produção da matéria-prima do futuro alimento.

No Brasil, a implantação de sistemas de rastreabilidade da produção é atrelada ao SISBOV (Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina), que segue a norma do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Esta norma, se materializa na forma de uma escrituração zootécnica mais apurada, onde todas as informações referentes ao processo de produção devem ser levadas em consideração como manejo geral dos animais, controle ambiental, controle sanitário, controle da nutrição (origem e qualidade dos insumos utilizados na formulação de suas dietas precisam estar claramente transcritas para que o produto chegue ao consumidor em condições favoráveis de aquisição e consumo).

Recentemente, surgiu o conceito de georrastreabilidade que incorpora o espaço geográfico numa análise integrada dos processos de produção, aliando as práticas tradicionais de rastreabilidade com a visão espacial e temporal do sistema de produção. A componente espaço-temporal se destaca, pois abrange fatores intrínsecos ao meio ambiente na implementação de um sistema que além de possibilitar alimentos seguros seja também ecologicamente correto.

Muito além dessas preocupações, fica no ar duas perguntas cruciais de suma importância para o desenvolvimento pleno do processo de georrastreabilidade da pecuária, ou seja, “ A georrastreabilidade é economicamente viável? Qual o impacto econômico para o pecuarista?

Através do projeto de pesquisa Sistema de Geodecisão para Rastreabilidade e Produção Sustentável da Bovinocultura de Corte (GeoRastro) liderado pela Embrapa Monitoramento por Satélite que além de conduzir planos de ações sobre os processos da georrastreabilidade se dedicará a estudar os custos relativos a implantação de um modelo de exploração da pecuária de corte onde serão levantados e computados através de mecanismos adequados os custos de produção de exploração da pecuária com o uso da georrastreabilidade objetivando obter indicadores econômicos que nos permitam responder com mais acurácia as perguntas formuladas neste texto.

Sérgio Gomes Tôsto – Engenheiro Agrônomo, Pesquisador A da Embrapa monitoramento por Satélite, Dr. em desenvolvimento, Espaço e Meio Ambiente, email: sergio.tosto@embrapa.br

Ricardo Guimarães Andrade – Engenheiro Agrícola, Pesquisador A da Embrapa Monitoramento por satélite, Dr. em Meteorologia Agrícola, email: Ricardo.andrade@embrapa.br

 

EcoDebate, 27/11/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “A Georrastreabilidade da pecuária de corte é viável economicamente? por Sérgio Gomes Tôsto e Ricardo Guimarães Andrade

  • Da forma para onde o mundo vai, com emergências ambientais diversas, e com a pecuária sendo um dos pontos nevralgicos desses problemas, posso não saber se a rastreabilidade e produção sustentável se pagam ao produtor hoje, mas sei que são necessárias à sociedade.

    Não é preciso acabar completamente com a pecuária para se viver dentro dos limites do mundo, como sustentam alguns veganos, mas É preciso que a pecuária, quando praticada, seja feita de forma ambientalmente sustentável.

    Talvez, para que esse sustentável seja viável economicamente, o preço da carne precise subir (pois o sustentável financeiramente depende do preço do produto final). Francamente? Carne deveria ser um produto de luxo mesmo, não o ingrediente principal de toda refeição.

    Melhor seria um mundo em que o preço da carne subisse o que tiver que subir para que a georrastreabilidade seja economicamente viável para o produtor, e em que toda a carne fosse georrastreável, do que a bagunça que temos hoje, que já cobra seu preço e vai ser cada vez mais cara no futuro.

  • Bruno Versiani

    O autor não entrou no mérito da questão da inviabilidade (ambiental) da pecuária extensiva praticada no Brasil. Deveria haver sobretudo uma rastreabilidade ambiental da carne bovina (aquela não oriunda de desmate)…

Fechado para comentários.