EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Um quinto dos jovens de Campinas já é chefe de família e 60% de 18 a 24 anos não estudam

 

notícia

 

Um quinto dos jovens de Campinas, na faixa de 18 a 24 anos, já é chefe de família e 60% dos campineiros nesse grupo etário não estudam. Os dados constam de estudo divulgado na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro, no evento “Trocando ideias sobre ideias trocadas: educação sob o olhar dos jovens”, como parte da 4ª Semana da Educação de Campinas, iniciativa da Fundação FEAC no âmbito do Compromisso Campinas pela Educação. O evento foi realizado no SESI-Amoreiras, com a participação de mais de 300 jovens e adolescentes de todas as regiões do município.

O estudo com um amplo panorama sobre a situação do jovem de Campinas foi organizado por Maria Helena Guimarães de Castro, diretora-executiva da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados). O propósito do estudo foi indicar possíveis correlações entre a situação educacional do jovem e adolescente de Campinas com o mundo do trabalho e eventuais causas de sua exclusão do contexto escolar. Os dados foram extraídos de fontes como o Censo do IBGE e o Censo Escolar do INEP.

De acordo com o estudo, 15% da população de Campinas, ou mais de 170 mil pessoas, são de jovens de 15 a 24 anos. O estudo mostrou que 86% dos jovens de 15 a 17 anos ainda moram com os pais ou outros responsáveis. Cerca de 4% dos jovens de 15 a 17 anos já são responsáveis por seus domicílios e, entre os jovens de 18 a 24 anos, quase 23% já são responsáveis por seus domicílios.

Em termos de situação salarial, 20% dos jovens de 15 a 17 anos vivem em famílias pobres (até ½ salário mínimo per capita). E mais: 60% dos jovens de 15 a 17 anos vivem em famílias com renda per capita entre ½ e 2 salários mínimos, 16% dos jovens de 18 a 24 anos vivem em famílias pobres (até ½ salário mínimo per capita), e 53% dos jovens de 18 a 24 anos vivem em famílias com renda per capita entre ½ e 2 salários mínimos.

Neste contexto de vulnerabilidade social e de precoce responsabilidade pela família, 60% dos jovens de 18 a 24 anos não estudam e, desses 60%, apenas metade concluiu o ensino médio. O último Censo do IBGE, de 2010, apontou que 15% dos jovens de Campinas de 15 a 17 anos não estudam, 65% dos jovens de 15 a 17 anos que estudam já concluíram ensino fundamental e 26% ainda não, 58% dos jovens de 18 a 24 anos que estudam já concluíram ensino médio, mas 20% só concluíram o ensino fundamental, metade dos jovens de 15 a 17 anos que abandonaram a escola não chegou a concluir o ensino fundamental e 43% dos jovens de 18 a 24 anos que não estudam têm até o ensino fundamental completo.

O estudo também apontou que, de cada 100 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, 12 estão com atraso escolar, ou seja, com distorção entre idade e série. No ensino médio, a distorção entre idade e série já atinge 17% dos alunos, ou seja, de cada 100 alunos, 17 estavam com atraso escolar de 2 ou mais anos.

A precariedade da inserção do jovem de Campinas no mundo do trabalho é ratificada pelo estudo, que mostrou que mais de 70% dos jovens de 15 a 17 anos já trabalham. A taxa de desocupação entre 18 e 24 anos, de 12,5%, é o dobro da taxa geral da população na cidade e no Brasil. Entre os jovens de 15 a 17 anos ocupados, 30% são empregados informais, sem carteira de trabalho, o triplo da população geral nesta mesma situação. Entre 18 e 24 anos, a informalidade cai para 13%.

Ivan Capelatto – Na terça-feira, dia 05, à noite, também dentro da 4ª Semana da Educação de Campinas, o psicólogo Ivan Capelatto falou sobre “O papel do professor na sociedade pós-moderna: educador ou ensinante?”, em evento na sede da Fundação FEAC. O especialista observou que a angústia que tomou conta do Ocidente no século 20, após a Primeira e Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, “que aumentaram o sentimento de impotência do ser humano”, afetou o lugar e o papel da escola, que vem repensando o seu lugar até o momento.

A escola passou a ser paulatinamente mais um espaço da competitividade característica da sociedade de consumo, em que o estudar passou cada vez mais a ser visto como uma obrigação, destacou Capelatto. Ele acentuou que, na escola de hoje, o educador assume para muitos alunos o papel de referência, de mediador para a sua angústia. O especialista entende que, se conseguir estabelecer um elo com o aluno, se o aluno se sentir cuidado, de alguma forma protegido, o educador pode contribuir para a superação dessa angústia. Se a angústia não for superada, alertou, o jovem pode adotar como referência modelos negativos.

A 4ª Semana da Educação de Campinas tem nesta edição o Patrocínio Master de Graber, DPaschoal, Iguatemi Campinas, Brasilinvest e CPFL Energia. Tem ainda Patrocínio Especial do Vitória Hotel Concept Campinas e Apoio Especial da Brasil Kirin. A Semana da Educação 2013 conta também com apoio do SESI, Colégio Oficina do Estudante, Fundação Educar DPaschoal, movimento nacional Todos Pela Educação, Academia Prodança, Prefeitura Municipal de Campinas e Governo do Estado de São Paulo.

EPTV Campinas, RAC – Rede Anhanguera de Comunicação, Grupo Bandeirantes de Comunicação, Rádios Globo-CBN Campinas, TVB Record, GM7 Mídia Digital e Clear Channel integram o rol de aliados do Compromisso Campinas pela Educação já que a divulgação da campanha publicitária da Semana da Educação de Campinas 2013 se dá graças aos apoios desses parceiros que gentilmente cedem espaços para publicação e exibição das peças.

A agenda de eventos da edição 2013 da Semana da Educação de Campinas segue até 08 de novembro, sexta-feira. A programação completa está disponível em

www.compromissocampinas.org.br/semanadaeducacao

Informações: (19) 3794-3552.

Colaboração de José Pedro Martins, para o EcoDebate, 07/11/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Um quinto dos jovens de Campinas já é chefe de família e 60% de 18 a 24 anos não estudam

  • Regina do Couto Rabêllo.

    A solução no primeiro momento é a educação a distância. É preciso capacitar mais e mais a tv aberta e disponibilizar a educação para os jovens que trabalham. Eu vivi esta situação e posso avaliar o cansaço de alguns…

Fechado para comentários.