EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Certificação ambiental Cisne Branco (Nordic Swan), artigo de Roberto Naime

 

[EcoDebate] O “Cisne Branco” (Nordic Swan) é um selo verde institucionalizado pelo Conselho de Ministros dos países nórdicos, que é administrado pelas agências de Meio Ambiente da Suécia, Finlândia, Islândia e Noruega [Nordic Ecolabelling | http://www.nordic-ecolabel.org] , desde 1989.

Todas as decisões são consensuais, sendo solicitado ao Conselho de Ministros que delibere se necessário. O selo “Cisne Branco” é uma espécie de consequência natural do elevado nível de conscientização ambiental dos consumidores destes países, que imprimiu uma nova demanda de imposição aos mercados internos.

As populações destes 4 países nórdicos apresenta elevada renda, alto padrão de consumo e elevada escolaridade, agindo naturalmente na transformação de seus gestos de consumo em atitudes engajadas naqueles produtos ou serviços que percebem como responsáveis e relevantes na atenuação de impactos ambientais e na preservação ambiental entendida como processo holístico.

Como consequência imediata no mercado, muitos produtos procuram exaltar sua qualidade ambiental mesmo antes da obtenção do selo, já sendo projetados para este fim. O elevado nível cultural dos consumidores qualifica a obtenção da certificação.

Os pedidos de rotulagem são enviados para as agências ambientais de cada país, dependendo da origem do produto. Posteriormente, os produtos são submetidos a testes laboratoriais pré-definidos e a empresa produtora é inspecionada.

Os critérios de análise foram desenvolvidos pelos 4 países e são consensuais, considerado os diversos aspectos ambientais do produto, do processo produtivo e do ciclo de vida. Finalizando, a certificação é aprovada pelo Comitê Coordenador Nórdico, que engloba todos os países envolvidos nesta certificação ambiental.

O selo “Cisne Branco” é representado pela logotipia apresentada na figura a seguir , que é estampada nos produtos aprovados e que representa um valor a mais agregado ao produto.

 

Selo verde “Cisne Branco” (Nordic Swan) dos países nórdicos: Suécia, Finlândia, Islândia e Noruega.
Selo verde “Cisne Branco” (Nordic Swan) dos países nórdicos: Suécia, Finlândia, Islândia e Noruega.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

 

EcoDebate, 01/10/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa