EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Problemas ambientais exigem uma nova teoria de Administração

 

Teoria Geral da Administração: Antropologia Empresarial e a Problemática Ambiental

 

Todos conhecem os danos que o Homem causa à Natureza quando queima matas e florestas para ampliar áreas para pasto ou agricultura, ou contamina o solo com agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros enfrentam problemas ambientais. Com a realidade atual, todos precisam cada vez mais buscar alternativas para melhorar o cenário nos seus campos de atuação. O livro “Teoria Geral da Administração: Antropologia Empresarial e a Problemática Ambiental”, lançado pela Editora Interciência, foi elaborado com a proposta de apresentar uma nova tendência da Teoria Geral da Administração relacionada às questões socioambientais

A partir de uma análise antropológica empresarial, o autor estuda a origem e a evolução das estruturas organizacionais, bem como da Gestão Empresarial, a fim de entender o passado e o presente, pensando em cenários futuros, principalmente diante dos problemas climáticos e ambientais previstos para o século XXI. De acordo com a publicação, é possível prever o surgimento de uma nova teoria da Gestão Empresarial, com o nome de Teoria da Responsabilidade Socioambiental (TRSA), após o ano de 2020.

Nos capítulos, há espaço dedicado há diferentes temas, como a Gestão Empresarial e a superpopulação humana, que deve chegar a 9,5 bilhões de habitantes, resultando em escassez e até à extinção de vários recursos naturais; a lógica de produção, consumo e acúmulo de riqueza; o questionamento dos sistemas socioeconômicos e políticos, baseados na competição; como será feita a Gestão Empresarial nas empresas; os riscos de caminharmos para uma Administração Holística e o seu uso nas empresas; entre outros.

No final da obra, o autor lança uma indagação: assim como hoje criticamos a maneira como eram administradas as empresas no início do século XX (época de Taylor e Fayol), será que seremos criticados pela maneira como praticávamos a Gestão Empresarial em 2012, no início do século XXI?

Sobre o Autor:

José Abrantes é Engenheiro Mecânico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em docência do Ensino Superior pela Faculdade Béthenchourt da Silva/ Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (FABES/ISEP), Mestre em Administração Tecnológica pelo CEFET/RJ, licenciado em Desenho pela Universidade Cândido Mendes, Doutor em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ, e Pós-doutorado nas áreas de Educação (FEAGRI/UNICAMP) e de Gestão (UFF). Trabalhou como técnico e engenheiro entre 1970 e 1998 e, desde então, é Professor Associado da UERJ e Adjunto do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) e do Centro Universitário UNIABEU; e pesquisador do Núvelo de Inteligência em Gestão e Meio Ambiente do programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFF.

Serviços
Editora: Interciência
Ano: 2012
Edição: 1ª
Número de páginas: 424
Formato: 18x25cm
Valor: R$ 90,00
ISBN: 9788571932975

Sobre a Interciência

Fundada em 1973, a Editora Interciência é especializada em livros técnicos, científicos e universitários e oferece aos seus leitores três selos editoriais: Interciência (técnicos e científicos), o recém-criado Galenus (saúde, enfermagem, nutrição e apoio à família) e Pluri Edições (interesse geral). Atendendo principalmente as universidades e as indústrias, a empresa tem a marca de quase dois mil títulos produzidos desde sua criação e publica, em média, 40 obras por ano com uma tiragem de dois mil exemplares para cada lançamento. A Editora atende todo o território nacional, países da América Latina (via website) e os de língua portuguesa, principalmente Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações, acessar www.editorainterciencia.com.br ou ligar para 21.2581-9378.

Nota do Portal EcoDebate: Todos os livros eventualmente indicados ou recomendados no Ecodebate são previamente lidos e discutidos na nossa redação. A indicação ou recomendação apenas ocorre quando a divulgação da obra é justificável em termos de interesse público, quer seja técnico ou científico

EcoDebate, 17/06/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Problemas ambientais exigem uma nova teoria de Administração

  • JOSÉ EDVALDO NOGUEIRA RODRIGUES

    Gostaria de ser incluído na lista de distribuição no boletim diário da ecodebate.

    Resposta do EcoDebate: Para subscrever nosso boletim diário basta acessar a página http://www.ecodebate.com.br/boletim-diario/ e preencher o formulário online.

    Atenciosamente

    Redação do Portal EcoDebate

Fechado para comentários.