EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Para PGR a publicação de biografias não pode depender de autorização prévia

 

leitura
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

De acordo com o parecer da Procuradoria Geral da República, a exigência configura restrição legal manifestamente desproporcional aos direitos fundamentais à liberdade de expressão e ao acesso à informação

O condicionamento da publicação de biografias à autorização dos biografados é inconstitucional. Esse é o entendimento da Procuradoria Geral da República em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela procedência da ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4815) proposta pela Associação Nacional dos Editores de Livros (Anel).

A ação questiona os artigos 20 e 21 do Código Civil brasileiro de forma a excluir qualquer interpretação que importe em condicionar a publicação e veiculação de obras literárias ou audiovisuais, de natureza biográfica, à prévia autorização dos biografados ou de pessoas retratadas como coadjuvantes (ou seus familiares, em caso de pessoas falecidas). O documento pede a declaração parcial de inconstitucionalidade sem redução do texto das normas questionadas.

De acordo com o Associação, a interpretação questionada viola os direitos fundamentais à liberdade de expressão e ao acesso à informação porque institui uma modalidade de censura prévia privada às obras biográficas.

A Procuradoria Geral da República sustenta que a interpretação mais imediata e literal dos preceitos legais questionados faz a publicação ou veiculação das obras biográficas de qualquer natureza depender de prévia autorização dos indivíduos biografados, ou de seus descendentes, no caso de pessoas falecidas. “Porém, tal exigência, ainda que motivada pelo propósito de proteção de direitos da personalidade, configura restrição legal manifestamente desproporcional aos direitos fundamentais à liberdade de expressão e ao acesso à informação, consagrados pela Constituição da República (artigo 5º, incisos IV, IX e XIV, artigos 220, parágrafos 1º e 2º)”, explica.

A peça destaca que a norma gera consequências sobre a esfera pública democrática e a cultura brasileira. Segundo o parecer, com fundamento nos preceitos legais impugnados, a publicação de diversas biografias de personalidades publicas tem sido impedida pelo Poder Judiciário, como já ocorreu com obras sobre Guimarães Rosa e Roberto Carlos. “Tal sistemática viola não apenas o direito dos autores e editores das obras proibidas, como também o de toda a sociedade, que se vê privada do acesso à informação relevante e à cultura”, enfatiza o documento.

A PGR concorda com o argumento da Anel e também defende que o regime legal questionado, ao permitir apenas a publicação de biografias autorizadas, “cria grave distorção na esfera pública, pois tende a impedir o acesso da sociedade às versões da história mais críticas em relação aos personagens biografados, gerando ‘um efeito silenciador e distorsivo dos relatos históricos e da produção cultural nacional”.

Ainda segundo o parecer, no caso da restrição legal às biografias, a liberdade de expressão e o direito à informação estão em confronto com os direitos da personalidade do biografado. No entanto, “é possível reconhecer uma prioridade prima facie da liberdade de expressão e do direito à informação sobre os direitos da personalidade pública – e as biografias versam quase invariavelmente sobre personalidades públicas, como políticos, artistas e desportistas de renome”, comenta.

Por fim, a Procuradoria Geral argumenta que o acolhimento do pedido formulado pela requerente não causará lesão desproporcional ao direitos da personalidade dos biografados. “Isso porque continuará plenamente aplicável a regra geral prevista na Constituição Federal para o equacionamento da tensão entre liberdades comunicativas e direitos da personalidade, pela qual é banida a censura de qualquer espécie, mas reconhecido o direito da vítima do exercício abusivo da liberdade da expressão à reparação dos danos morais e materiais sofridos (artigo 5º, inciso V, da Constituição Federal)”.

O parecer será analisado pela ministra Cármen Lúcia, relatora da ação no STF.

Informe da Procuradoria Geral da República, publicado pelo EcoDebate, 13/06/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Para PGR a publicação de biografias não pode depender de autorização prévia

  • A partir de agora toda biografia (não autorizada) passa a ser obra de ficção pois a versão do biografado dificilmente será publicado com o mesmo “ânimus” comercial. Isso tudo tem um objetivo. Quem advinha…? Basta ver a quem pertencem as editoras.

Fechado para comentários.