EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Manifestação em Brasília pede a preservação do Cerrado

 

Manifestação em Brasília pede a preservação do Cerrado

 

Para chamar atenção da sociedade e das autoridades sobre a necessidade de preservar o segundo maior bioma brasileiro, indígenas e populações tradicionais do Cerrado realizaram manifestação na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira (13). O Grito do Cerrado, protesto que envolve mais de 500 organizações identificadas com a causa socioambiental do bioma, – entre trabalhadores rurais, extrativistas, indígenas, quilombolas, quebradeiras de côco e pescadores artesanais – coloca como problema central para a a preservação do Cerrado, sua ocupação territorial e econômica. “É o caráter predatório do modelo agrosilvipastoril predominante, que ameaça a própria existência do bioma e de seus povos” afirma o manifesto da Rede Cerrado, movimento que agrega as organizações envolvidas com a causa.

Por volta das 14h, indígenas das etnias Timbira e Xavantes começaram a se concentrar na Catedral de Brasília para a corrida das toras, uma disputa travada anualmente entre eles. O objetivo era chegar até o final do trajeto, a Praça dos Três Poderes, com uma tora de madeira buriti – que podem chegar a 60 kg – revezada entre os integrantes de cada etnia, cada uma conta com dez representantes.

Veja no vídeo quais são as principais reivindicações das lideranças indígenas que participaram do ato:

Confirmando o favoritismo, os Timbiras ganharam a corrida deste ano, mas a confraternização logo tomou o lugar da rivalidade (assista a chegada da corrida no vídeo abaixo). De mãos dadas, formando uma grande roda, os indígenas de ambas as etnias se juntaram aos representantes das demais comunidades tradicionais e voltaram suas forças para um objetivo comum: o político. Ainda com as toras, o grupo seguiu para audiência pública no Congresso Nacional, com parlamentares do Senado e representantes do governo federal.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal, recebeu os povos tradicionais que, novamente em roda, deram seu recado (veja vídeo abaixo). Rollemberg, abriu a audiência com uma homenagem aos irmãos Villas Boas e ressaltou a necessidade de preservar o Cerrado. Em seguida, o diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Pedro Arraes, defendeu a exploração sustentável do bioma.

Maria Nice, representante das quebradeiras de côco, exigiu respeito para com os que lutam pela preservação do meio ambiente e ressaltou a necessidade da demarcação de territórios. “Terra é para todos os que sabem viver nela” . Dona Nice, como é conhecida em sua comunidade, no Maranhão, defendeu o estímulo ao desenvolvimento da agricultura familiar para garantir a sobrevivência dos povos tradicionais. “O agronegócio não nos alimenta, o que nos alimenta é a agricultura familiar”, pontuou. Ela entregou aos parlamentares ali presentes a Carta do Cerrado, documento que destaca os posicionamentos políticos e reivindicações da Rede Cerrado em relação às políticas públicas de proteção ao bioma e sua população. Além da segurança alimentar, a organização destaca a necessidade de garantia de seus direitos também no campo da saúde e da educação, com um modelo de ensino que reconheça e valorize as culturas tradicionais.

Matéria de Leandro Melito, da EBC, publicada pelo EcoDebate, 14/09/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Manifestação em Brasília pede a preservação do Cerrado

  • Infelismente, temos que admitir: pedir é fácil, difícil é conseguir.

Fechado para comentários.