EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Senado: Proposta de suspensão de novas usinas nucleares será discutida em audiência pública

 

As medidas que o Brasil deve adotar em relação à utilização da energia nuclear serão discutidas em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), com a participação de outras comissões. O debate visa instruir projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que propõe a suspensão por 30 anos da construção de novas usinas nucleares no país.

A proposta (PLS 405/11) estava na pauta da comissão desta quinta-feira (22) e foi retirada para que os senadores discutam melhor o assunto, avaliando a necessidade da suspensão e o prazo adequado para duração dessa medida. O relator da proposta, senador Roberto Requião (PMDB-PR), apresentou voto pela aprovação da matéria, que terá decisão terminativa da CI.

Requião observou que o Brasil possui outras fontes alternativas de energia limpa e que não precisa investir em energia nuclear. Apesar dos progressivos aperfeiçoamentos da tecnologia, avaliou, a utilização da energia nuclear, também uma energia limpa, ainda se apresenta como uma fonte insegura. Eventual acidente com usinas nucleares, ressaltou o senador, além das perdas humanas, inutiliza recursos naturais e causa prejuízos às gerações futuras.

Apesar de defender a suspensão da construção de novas usinas nucleares no país, Requião considera importante a continuação de pesquisas na área.

– Deixemos que os países que têm tecnologia e precisam desta energia financiem as pesquisas e corram os riscos. O Brasil tem muitas outras fontes alternativas e não precisa correr esse risco – disse o senador.

O autor da proposta disse reconhecer que a energia nuclear é uma energia limpa e eficiente. Afirmou ser importante, no entanto, a moratória até que haja garantia de que não haverá riscos com sua utilização.

Angra 3

Após o acidente de Fukushima, no Japão, observou o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), os países estão reavaliando a utilização deste tipo de energia. Ele criticou a omissão do governo brasileiro, ao não emitir declaração sobre o assunto expondo as medidas de segurança a serem tomadas no país.

– Continuamos construindo Angra 3 como se nada tivesse acontecido, disse Flexa Ribeiro.

Na avaliação do senador Valter Pinheiro (PT-BA), o Brasil precisa adotar uma política para a área energética. Ele disse que países europeus estão desativando suas usinas, porém continuam com a pesquisa e vendem usinas prontas, inclusive para o Brasil.

Essa opinião é compartilhada pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Para ele, apenas a decisão de não construir mais usinas, não basta. Segundo o parlamentar, é preciso também discutir o tratamento a ser dado às já existentes.

Reportagem de Iara Farias Borges, da Agência Senado, publicada pelo EcoDebate, 23/09/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa