EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama fecha serrarias irregulares no entorno da reserva dos kayapós no Pará




Operação Ocara fechou serrarias no entorno da Terra Indígena Kayapo

Pela segunda vez em menos de um ano, o Ibama fechou um pólo madeireiro irregular nas imediações da Terra Indígena Kayapó em Cumaru do Norte, no sudeste do Pará. Desta vez, o instituto desmontou três serrarias clandestinas e bloqueou uma legalizada, que operava mediante fraude no Sisflora, o sistema que controla o comércio de produtos florestais no estado. Na ação, que aconteceu entre 15 e 19 de agosto, durante a operação Ocara II, foram apreendidos 729 m³ de madeira armazenada nos pátios das empresas (cerca de 40 caminhões cheios) e aplicados R$ 315 mil em multas.

Com apoio da Funai e do Batalhão de Polícia Ambiental de Belém, o Ibama desmontou e removeu todo o maquinário das três serrarias clandestinas. Paralelamente à fiscalização nas madeireiras, os agentes ainda apreenderam um caminhão carregado com 26 m³ de toras, destruíram sete fornos de carvão ilegal e vistoriaram dois planos de manejo florestal sustentáveis (PMFS) aprovados no município. A suspensão de um deles será requerida à Secretaria de Meio Ambiente do Pará (Sema), responsável pela liberação dos PMFS no estado, porque após um incêndio não restou madeira para ser explorada na floresta.

“Além de interromper o dano ao meio ambiente provocado pelas madeireiras ilegais, queremos descapitalizar esse infrator, retirando o maquinário usado para o crime ambiental, assim como a madeira obtida ilegalmente”, explica o coordenador da operação, o analista ambiental Lucivaldo Serrão. Para desmontar as serrarias e retirar a madeira apreendida, a operação Ocara II utilizou dois caminhões munk do Ibama, além de dois caminhões truck e quatro carretas cedidas pela Funai. A madeira ficou depositada aos cuidados da prefeitura de Cumaru do Norte, que deverá utilizá-la em obras sociais na região, após a conclusão do processo de doação.

Reincidência e fraude

A primeira investida contra a exploração de madeira na reserva dos Kayapós aconteceu em novembro de 2010, durante a Operação Ocara I. Com apoio da Funai e da Polícia Federal, o Ibama desmontou e embargou cinco serrarias em Cumaru do Norte e duas em Bannach. Um sobrevôo na região, durante a operação Disparada, em maio de 2011, no entanto, revelou que três das serrarias embargadas haviam voltado a operar ilegalmente.

Além destas, uma nova serraria havia se instalado recentemente no entorno da área protegida. O empreendimento operava com licença ambiental da Sema. Mas, ao fiscalizar a empresa, os agentes encontraram no pátio 253 m³ de produto florestal sem documentação de origem. Ou seja, madeira retirada ilegalmente da floresta. A serraria acabou bloqueada no sistema DOF, que controla o comércio de produtos florestais no nível federal, e, consequentemente, no Sisflora, e não poderá mais comercializar madeira até se regularizar junto ao Ibama.

Nelson Feitosa
Ascom – Ibama/PA

EcoDebate, 25/08/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Ibama fecha serrarias irregulares no entorno da reserva dos kayapós no Pará

  • Atenção, a serraria já havia sido fechada e continuava operando, agora,olho dna prefeitura de Cumaru do Norte, vamos fazer uma vigília.
    A batalha ainda não terminou, movimentos sociais, em guarda.

Fechado para comentários.