EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Logística Reversa ou Logística Correta? artigo de Roger Luna

[EcoDebate] Após vários anos, agora é a vez da Logística Reversa mostrar seu valor. Este tema foi esquecido durante anos pelas organizações, as quais, até então, tinham como objetivo final apenas a venda dos seus produtos, não se preocupando com o destino final de possíveis “sobras” geradas pelos seus processos.

A mudança de comportamento está ocorrendo à medida que aumentam os lançamentos de produtos. Além disso, a ferramenta de e-commerce avança na sociedade e a facilidade que o consumidor final tem de, alguma forma, devolver o produto, aumentam a preocupação do governo, das empresas e do próprio consumidor com relação ao movimento de retorno “sem controle”.

Os grandes impactos ambientais e econômicos ocorridos atualmente demandam ações imediatas e assertivas, colocando as empresas na linha de frente no gerenciamento destas ações.

Programas como o CARBONO NEUTRO® e CARBONO ZERO®, coordenados pela empresa Max Ambiental, são iniciativas que tem por finalidade combater as mudanças climáticas através da mensuração, redução e compensação de emissão de GEE (Gases Efeito Estufa). Ainda há projetos que contemplam a geração de trabalho e renda, inclusão social e capacitação para atuar em projetos e educação ambiental.

O estabelecimento de metas de redução de GEE ainda não é obrigatório, porém algumas empresas já estabelecem metas e procuram cumprí-las através de programas internos e envolvimento de seus colaboradores.

A empresa Diageo do Brasil, atuante no segmento de bens de consumo/bebidas, possui programas de sustentabilidade ambiental para os próximos anos para reduzir o carbono emitido, o desperdício de água e para reduzir resíduos enviados à aterros. Outro programa interessante da parceria Diageo e a Cooperativa Vira Lata, é o programa Glass is Good™ que tem por objetivo estimular, por meio de reciclagem instruída, a coleta seletiva dos materiais e sua destinação correta à reciclagem. O processo é realizado pela seguinte dinânica: as garrafas descartadas são armazenadas nos estabelecimentos parceiros da Diageo e posteriormente separadas e trituradas pela cooperativa em máquinas especiais fornecidas pela Diageo. O vidro reciclado servirá como matéria-prima de novas embalagens dos produto da empresa.

Iniciativas como estas visam criar políticas de sustentabilidade e gestão correta de seus resíduos. Áreas específicas e políticas organizacionais focadas neste tipo de gestão estão sendo criadas dentro das empresas e novos profissionais entram em cena.

A estratégia da área de logística hoje passa pela análise do possível retorno do produto, tanto em um processo de devolução, quanto por um processo de retrabalho. Os custos deste tipo de operação, a logística reversa e a forma de descarte correto devem ser focos de análise de viabilidade e compreensão dentro da empresa, pois a dificuldade de gerenciar a logística reversa em um país continental como o Brasil passa a ser mais um desafio para os especialistas da área. O trabalho, em conjunto das áreas de logística e gestão ambiental, é essencial para que o ciclo logístico seja realizado de forma “correta” e sustentável para o planeta.

Roger Luna é Administrador de Empresas, Especialista em Gestão de Logística Empresarial. Atua como Consultor de Processos Logísticos (OTC) e professor nos cursos de Logística na Faculdade Drummond e no Senac. Profissional com mais de 15 anos de experiência em empresas multinacionais na área de Logística

EcoDebate, 11/08/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa