EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Prorrogadas até 30/9 as inscrições do concurso audiovisual ‘Nosso Futuro Comum’, sobre a temática ambiental

Concurso audiovisual “Nosso Futuro Comum” inscreve até 30 de setembro

Vídeos vencedores participarão de mostra multimídia no Museu do Ambiente, no Rio

O concurso audiovisual “Nosso Futuro Comum”, que premiará produções audiovisuais em qualquer mídia ou formato sobre temas ambientais teve o prazo para inscrições prorrogado. Agora, até 30 de setembro poderão ser enviados para a página www.marcouniversal.com.br vídeos de até 1 minuto de duração que abordem os eixos temáticos Êxodos, Consumo, Clima ou Energia. A participação é aberta a universitários do Rio de Janeiro e São Paulo matriculados nos cursos de Comunicação Social, Design, Cinema e Artes Visuais. Os vencedores serão divulgados no dia 31 de outubro.

Além da inclusão no site do concurso por tempo indeterminado, os trabalhos vencedores farão parte da mostra multimídia Meu Meio, que acontecerá no Rio de Janeiro no mês de novembro. A mostra, com curadoria de Marcelo Dantas, documentarista premiado na Bienal do Cinema de Arte do Centro Georges Pompidou de Paris e no Festival de Cinema e TV de Nova Iorque, reunirá filmes de seis artistas consagrados nas artes visuais, além dos vídeos escolhidos.

Estão confirmadas as produções do escultor Ângelo Venosa, “Ghaabah”, com o tema “Florestas” e do ensaísta audiovisual Carlos Nader, premiado em centros culturais de mais de 20 países, que abordará os efeitos da degradação ambiental no corpo humano no vídeo “Paraíso Artificial”. Também participarão as parcerias Leandro Lima & Gisela Motta e Maurício Dias & Walter Riedweg, a primeira com o vídeo ´”Água”, sobre as relações simbólicas e o caráter vital para a sobrevivência que possui o mineral e a segunda com “A Cidade Fora Dela”, sobre a essência da alma urbana e o olhar das câmeras sobre a cidade no eixo temático “Cidades”.

As produções enviadas por universitários que melhor representarem as categorias escolhidas, serão selecionadas por um júri formado por representantes das instituições que promovem o evento e especialistas convidados. A obra pode ser individual ou coletiva, mas é imprescindível que seja original.

“Nosso Futuro Comum” é uma iniciativa da XBrasil Comunicação por Causas, em parceria com o Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), através do Centro Cultural de Espanha de São Paulo.

EcoDebate, 25/07/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa