EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MT: Ibama apreende quase 900 toneladas de grãos produzidos em áreas embargadas

MT: Ibama apreende quase 900 toneladas de grãos produzidos em áreas embargadas

O Ibama apreendeu 752 toneladas de soja e 143 toneladas de arroz nos municípios de Querência e Ribeirão Cascalheira, na região leste do estado de Mato Grosso durante a operação Soja Pirata II, realizada há duas semanas. Os grãos, produzidos em áreas desmatadas ilegalmente e que se encontravam embargadas pela fiscalização do Ibama, serão doados ao programa Fome Zero, do Governo Federal.

Foram lavrados dez autos de infração, que somaram R$ 11,9 milhões em multas aplicadas por desmatamento ilegal e desrespeito a embargo. A operação faz parte dos esforços do Ibama para combater o desmatamento ilegal na Amazônia. A repressão ao descumprimento de embargos aplicados pelo órgão é fundamental para que a floresta ou demais formas de vegetação nativa das áreas desmatadas ilegalmente possam ser regeneradas.

“Para garantir a regeneração de florestas e demais formas de vegetação nativa suprimidos ilegalmente, o Ibama informa que a fiscalização sobre cumprimento de embargos está sendo intensificada, tornando-se um dos principais focos de atuação nas operações”, afirmou o chefe da fiscalização do Ibama no Mato Grosso, Luciano Guerra.

Segundo a Gerência Executiva do Ibama em Barra do Garças/MT, os infratores que desmataram ilegalmente e tiveram áreas embargadas precisam estar cientes de que, se exercerem atividades nessas áreas, serão autuados com base nos artigos 48 e 79 do Decreto Federal 6.514/2008, responderão por crime conforme previsão do artigo 330 do Código Penal e terão a produção e o maquinário utilizado nas atividades agropecuárias apreendidos.

Fonte: Ibama/Barra do Garças/MT

EcoDebate, 30/05/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa