EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Operação do Ibama já apreendeu 5 mil cabeças de gado e embargou 19 mil ha de áreas de desmatamento ilegal na Amazônia

Iniciada em 31/3, a operação Disparada completa um mês e os resultados são alarmantes nas cinco frentes: Sinop/MT, Lábrea/AM, São Felix do Xingu, Novo Progresso e Redenção/PA. O valor total das multas aplicadas ultrapassam R$ 83 milhões, num total de 54 autos de infração lavrados e quase 20.000 ha de áreas embargadas. Foram apreendidas 5.415 cabeças de gado, 1.600 toneladas de arroz, 1.920,1 m³ de madeira em tora, além de 3 caminhões, 26 tratores e diversos equipamentos pesados.

Em Sinop/MT, foram flagrados novos polígonos de desmatamento ilegal e a equipe de fiscalização constatou o uso de correntão nos locais, método mais destrutivo na derrubada da floresta. Na região, os novos desmatamentos ilegais já somam 8.000 ha. Segundo o chefe de fiscalização de Mato Grosso, Luciano Cotta, “essa situação não era vista há vários anos no estado. A tendência que vínhamos acompanhando era de diminuição nas atividades de desmate, tanto em quantidade quanto em tamanho. Mas, agora, parece estar havendo uma corrida para a abertura de novas áreas ou reabertura de áreas desmatadas ilegalmente no passado e que já estavam em processo de regeneração”.

No Pará, a situação não é diferente: durante a operação, também foram encontrados desmatamentos recentes e o uso de tratores e correntão para desmatar ilegalmente a floresta. Só no município de Cumaru do Norte, no sudeste do estado, o Ibama encontrou uma área de 226,3 ha de mata nativa em regeneração na reserva legal de uma fazenda sendo desmatada. Na ação, cinco tratores e uma corrente com 85 metros de comprimento foram apreendidos. Além de ter a área embargada para qualquer atividade agropecuária, o proprietário recebeu multa de R$ 1,1 milhão por impedir a recuperação da floresta.

Fonte: Ascom/Ibama

EcoDebate, 28/04/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Operação do Ibama já apreendeu 5 mil cabeças de gado e embargou 19 mil ha de áreas de desmatamento ilegal na Amazônia

  • Gostaria saber se o IBAMA foi também, junto com a ANVISA, coletar amostras dos solos e das àguas contaminadas com agrotòxicos aditivados com dessecantes para efetuar desmatamentos na Terra do Meio ( Municìpios de Sao Félix do Xingu e Altamira – no Estado do Parà) e ao mesmo tempo exigir dos responsàveis a retirada de todos restos destes produtos que ainda se encontram na regiào: NUFARM 2,4-D aditivado com outros produtos nao identificados (que poderiam ser o ROUNDUP, o FUSILADE, o GRAMOXONE, o PARAQUAT, etc.).Jà as Secretarias do MeioAmbiente e da Saude do Estado do Parà foram alertadas desde o ano de 2007 e ultimamente também pelo MPF. Em Dezembro de 2007 falei disso numa entrevista da Rede Globo ( nos Programas Bom Dia Brasil, Fantàstico e Globo News) em serviços do Marcelo Canellas que podem se encontrar ainda em http://www.Globo.com abrindo “Terra do Meio” no serviço “As Estradas” onde levantei a suspeita de que esteja sendo utilizado algo semelhante ao “Agente Laranja do Vietnam”. Apesar dos Requerimentos e Processos em andamento junto aos Orgàos Competentes, Anvisa e Ibama ainda nào foram coletar amostras e produtos para efetuas anàlise laboratorial especìfica em vista de detectar se hà presença de DIOXINAS ( com relativa quantidade) e se hà presença de restos de POPs nas pessoas que foram contaminadas por estes agrotòxicos.
    Padre Angelo Pansa-Delegado ICEF (International Court of the Environment Foundation)

Fechado para comentários.