EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Governo fez reunião para ‘afinar’ o discurso sobre o código florestal

Governo busca consenso interno sobre código florestal – O governo fez reunião ontem (14) para afinar o discurso para mais um debate no Congresso Nacional sobre o código florestal. Coordenada pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, a base aliada traçou estratégias para aprovar o novo código.

Na avaliação do ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, os pontos que podem gerar atrito são “poucos e pequenos”. Para o ministro, a reunião serviu para que o governo se aproximasse de um consenso. “Progredimos e estamos praticamente construindo uma proposta consensual no governo. Os pontos de atrito diminuíram de forma acentuada. Tanto o setor ambiental quanto o dos produtores rurais e da agricultura familiar concordam que vamos chegar a um bom caminho”, disse o ministro ao deixar o encontro.

Luiz Sérgio evitou falar sobre quais as discordâncias dentro da base aliada. “Eu gostaria de não entrar nos pontos porque seria deselegante da minha parte, sem tratar com o próprio relator, com a comissão que está debatendo a matéria”.

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (PT-PA) também não citou as dissonâncias ainda existentes. “Se o ministro das Relações Institucionais não falou, você imagina se vou dizer. Eu não sou o porta-voz.”, disse o líder que saiu da reunião com a incumbência de reunir a base para tratar do assunto. “O governo fechou uma posição hoje e essa posição será levada aos líderes da Câmara”, disse o deputado.

“Entendemos que estamos vivendo um outro momento nesse debate. O debate estava muito acirrado anteriormente e achávamos que tínhamos que dar um salto. O salto foi aquele de condicionar a nossa posição na votação à posição do governo”, disse Paulo Teixeira.

Para convencer a própria bancada do PT na Câmara dos pontos que o governo que ver aprovados, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que já foi presidente da Casa e tem bom trânsito com os demais parlamentares foi escolhido para mediar as conversas.

Reportagem de Yara Aquino e Luciana Lima, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 15/04/2011

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Governo fez reunião para ‘afinar’ o discurso sobre o código florestal

  • Eu desconfio que no final, o bom caminho culminará com o perdão das multas aplicadas ao longo do tempo pelas Corporações fiscalizadoras. Destarte, segundo o próprio IBAMA apenas 1% delas são pagas. Reflitam sobre os enormes desmatamentos que já foram feitos, onde os responsáveis comercializaram o produto florestal. Desta feita, óbvio, desmatar, assim como insistir na alteração do código florestal será sempre um ótimo investimento.

Fechado para comentários.