EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Dietas desintoxicantes, conhecidas como ‘detox’, precisam de acompanhamento médico constante

Dietas desintoxicantes, conhecidas como 'detox', precisam de acompanhamento médico constante

Perigo de um regime no limite da inanição é muito maior do que qualquer eventual benefício rápido

As dietas desintoxicantes, conhecidas como “detox”, permeiam a medicina chinesa há milênios, mas caíram no gosto popular depois que estrelas como a atriz Gwyneth Paltrow e a cantora Beyoncé enxugaram os quilos extras à base de sucos, água mineral e chás de efeito laxante. A partir daí, o perigo passou a rondar a saúde de milhares de ocidentais, que, por conta própria, buscam o corpo perfeito em um cardápio hipocalórico (com menos calorias do que o exigido pelo ritmo normal de cada pessoa) e absolutamente pobre do ponto de vista nutricional. Médicos nutrólogos que indicam os métodos de desintoxicação orgânica alertam que o objetivo deles é eliminar as substâncias nocivas que entram no organismo pela ingestão de alimentos não saudáveis. Esses especialistas são unânimes: as detox devem ser bem indicadas e fazem parte de um planejamento detalhado, que avalia necessidades individuais. Reportagem de Márcia Neri, no Correio Braziliense.

O médico naturalista Augusto Vinholis diz que a expressão “detox” é apenas um modismo. A verdadeira desintoxicação orgânica demanda um programa no qual a restrição alimentar é apenas o primeiro passo para se tratar doenças nem sempre percebidas e educar o organismo para a ingestão de produtos benéficos, conquistando qualidade de vida.

Segundo ele, todos os dias as pessoas entram em contato com elementos venenosos para a máquina humana. Entre os vilões estão o açúcar, o sal, o álcool, as gorduras, o ar poluído, o cloro da água tratada, os conservantes, os resíduos da carne vermelha, as noites maldormidas, o estresse e tudo o que prejudica corpo e mente. “A simples ingestão de líquidos não traz benefícios. A dieta deve ser feita por cinco dias, com acompanhamento médico, e serve para baixar o metabolismo”, pontua.

» O médico naturalista Augusto Vinholis fala sobre dieta de desintoxicação

Vinholis explica que práticas terapêuticas como shiatsu, massagem linfática, ginástica, hidroterapia, ventosaterapia, acupuntura auricular, hidrocolonterapia e massagem ayurvédica são essenciais para o tratamento. São elas que facilitam a faxina, a retirada das toxinas nos órgãos. “Com a dieta orientada, o corpo entra em repouso, fica limpo. As terapias complementares proporcionam a revitalização. Feito em clínicas, o programa de desintoxicação é uma UTI natural. O paciente tem atenção 24 horas por dia. O corpo reage às mudanças e isso deve ser acompanhado ”, reforça.

Nos três primeiros dias do tratamento, são oferecidos sucos variados. A partir do quarto dia, frutas, saladas e alimentos cozidos e crus. “Depois, o organismo deve ser reconstituído com vitaminas e sais minerais. Primeiro o livramos dos radicais livres, depois oferecemos a ele os antioxidantes. A perda de peso é natural, mas vem com saúde”, garante.

Reequilíbrio
Foi o que aconteceu com a arteterapeuta Nilce Maria Silva, 57 anos. Após os 50, ela engordou 8kg, que pesaram na qualidade de vida. “Me sentia cansada, indisposta e por isso procurei um spa de desintoxicação. Ao passar pelos exames prévios na clínica, tive o diagnóstico de um pólipo intestinal e de uma gastrite. A alimentação incorreta e a vida turbulenta nos trazem doenças silenciosas”, revela. Os 8kg foram perdidos com uma dieta de desintoxicação e uma série de terapias. Nilce confessa ter sentido falta da cafeína, mas diz que os tratamentos complementares não a deixaram sentir fome. “Hoje, não como carne vermelha, sigo uma dieta saudável e me sinto muito mais bonita e disposta. Eu renasci. A perda de peso foi consequência da boa alimentação e do reequilíbrio emocional, também conquistado no programa”, relata.

A paisagista Geíza Costa, 57 anos, passou pela desintoxicação orgânica, já pensando em garantir uma terceira idade saudável. Ela explica que sentia enxaquecas, cansaço e irritação com muita frequência e que não esperou uma situação emergencial para buscar ajuda. “Percebi que somente uma dieta feita por conta própria não me proporcionaria bem-estar. Por isso, procurei um especialista que me oferecesse um plano completo. A parte da dieta é mais sofrível para quem tem hábitos alimentares ruins. As terapias e os exercícios físicos são coadjuvantes dignos de Oscar”, considera. Atualmente, Geíza cultiva e colhe em sua fazenda grande parte das frutas e verduras que consome. “A desintoxicação orgânica é uma revitalização. Hoje, me sinto mais saudável do que há 30 anos. Passei a me conhecer melhor e sei que serei uma vovó com corpinho em cima e cabeça jovem”, diz.

O médico José Humberto Gebrimm, nutrólogo pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), garante que o segredo é o equilíbrio e que a desintoxicação é importante para preparar o corpo a receber os alimentos saudáveis. “As restrições não devem ser absolutas e são feitas por um curto período de tempo, três dias no máximo, que podem ser repetidos periodicamente. Depois disso, o paciente aprende a moderar sal, açúcar, farinha de trigo e gorduras. Não é preciso tomar somente líquido para atingir resultados significativos”, acredita Gebrimm.

O especialista comenta que atende diariamente homens e mulheres que passaram por falsas dietas desintoxicantes — muitas delas baseadas em um regime de semi-inanição, que debilita o organismo e produz um efeito desastroso. Em vez de prevenir, promovem as doenças. “É claro que se perde peso. Afinal, não se ingere quase nada. Mas esse é um comportamento de risco e os quilos perdidos voltam revigorados. O interessante é conquistar os bons hábitos e se exercitar sempre. O equilíbrio vem nas duas esferas: corporal e emocional”, afirma o médico, que aconselha, dependendo do caso, a lavagem intestinal no começo do tratamento.

O engenheiro de produção Roberto Nunes, 30 anos, conheceu os dois lados da moeda. “Fiz os mais loucos regimes, inclusive esses denominados de desintoxicação. Ingeria líquidos e bania do cardápio proteínas e carboidratos. Mal a dieta acabava, meus quilos voltavam em dobro”, conta. Roberto não acreditava que a ajuda de um especialista poderia fazer toda a diferença, mas procurou um nutrólogo como última cartada. “Depois de um ano de acompanhamento, emagreci 15kg. Aprendi a me alimentar, faço uma desintoxicação a cada 30 dias e me sinto outra pessoa. A perda de peso trouxe mais do que benefícios estéticos. Me sinto mais disposto e preparado para as pressões diárias”, pondera.

EcoDebate, 25/01/2011

Compartilhar

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.