EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Respostas curtas e finas aos negacionistas do aquecimento global, por Marcelo Leite

[Ciência em Dia]

A página de John Cook, Skeptical Science, cujo lema é “seja cético diante do ceticismo com o aquecimento global” (em tradução livre), produziu uma impressionante lista de 119 respostas a supostos argumentos contra a noção de aquecimento global antropogênico (AGÁ, para simplificar) repetidos à exaustão pelos maldenominados “céticos” (negacionistas).

São respostas breves e úteis, mas não param por aí. Cada uma delas traz links para quem quiser se aprofundar nas referências científicas.

Na próxima vez que um termochato pegar no seu pé, saque a lista (há até versões para celulares).

Eis abaixo uma amostra com as dez primeiras respostas da tradução para o português fornecida pelo próprio sítio. As respostas são ligeiramente mais longas, e as traduções nem sempre soam muito bem, por isso recomendo ler diretamente em inglês.

1. Atividade solar e clima: o sol é a causa do aquecimento global?
Resposta: Nos últimos 35 anos de aquecimento global, o sol apresentou uma ligeira tendência de resfriamento. Sol e clima têm caminhado em direções opostas. Mais…
2. O clima sempre mudou
Resposta:
Mudanças climáticas naturais do passado mostram que o clima é sensível a um desequilíbrio energético. Se o planeta acumula calor, as temperaturas globais sobem. Atualmente, o CO2 está impondo um desequilíbrio energético devido a um aumento no efeito estufa. As mudanças climáticas do passado, na verdade, proporcionam evidência à sensibilidade do clima ao CO2. Mais…
3. Há consenso científico a respeito do aquecimento global?
Resposta:
A posição das Academias de Ciências de 19 países, mais várias organizações científicas que estudam climatologia, é que os seres humanos estão causando o aquecimento global. Mais especificamente, 97% dos climatologistas que ativamente publicam estudos endossam a posição do consenso. Mais…
4. O aquecimento global ainda está acontecendo?
Resposta:
Medições empíricas do conteúdo de calor da Terra mostram que o planeta ainda está acumulando calor e o aquecimento global ainda está ocorrendo. Temperaturas de superfície podem mostrar resfriamento de curto prazo quando se troca calor entre a atmosfera e o oceano, que tem muito mais capacidade de armazenar calor do que o ar. Mais…
5. Qual a confiabilidade dos modelos climáticos?
Resposta: Embora haja incertezas nos modelos climáticos, eles conseguem reproduzir com sucesso o passado e fizeram predições que foram subsequentemente confirmadas pelas observações. Mais…
6. As medições de temperatura de superfície são confiáveis?
Resposta:
Vários estudos sobre o efeito de ilhas urbanas de calor e influência da localização dos medidores concluíram que eles têm influência desprezível nas tendências de longo prazo, particularmente quando feita a média de regiões extensas. Mais…
7. O aquecimento global parou em 1998?
Resposta:
O planeta continuou a acumular calor desde 1998 – o aquecimento global ainda está acontecendo. No entanto, as temperaturas de superfície mostram muita variabilidade interna devido à troca de calor entre os oceanos e a atmosfera. 1998 foi um ano particularmente quente devido a um forte El Niño. Mais…
8. Os cientistas previram uma Era Glacial iminente nos anos 70?
Resposta:
As previsões de uma Era Glacial na década de 70 foram baseadas principalmente na mídia. A maioria das pesquisas daquele perído, publicadas em periódicos científicos e revisadas por pares, já previam o aquecimento causado pelo aumento de CO2. Mais…
9. Estamos nos aproximando de uma nova Era Glacial?
Resposta: O efeito de aquecimento de mais CO2 se sobrepõe com folga à influência de  mudanças na órbita da Terra ou atividade solar, mesmo que esta caísse para os os níveis do Mínimo de Maunder. Mais…
10. A Antártica está perdendo ou ganhando gelo?
Resposta:
Enquanto o interior da Antártica Oriental está ganhando gelo continental, a Antártica como um todo está perdendo este gelo continental a uma razão cada vez mais rápida. O gelo oceânico antártico está aumentando apesar do Oceano Antártico estar se aquecendo intensamente. Mais…

Por Marcelo Leite, Ciência em Dia.

EcoDebate, 19/08/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

3 thoughts on “Respostas curtas e finas aos negacionistas do aquecimento global, por Marcelo Leite

  • Ecocético, agora termochato. Parece que a coisa está se tornando pessoal…

    «Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador»
    Paul Valéry

  • Em andamento, pela Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo e apoio do NEPA, uma pesquisa de âmbito estadual voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais (o que pensam, sobre meio ambiente, os produtores rurais do ES?).

    Roosevelt S. Fernandes
    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

  • Estamos disponibilizando, para reflexão, resultado de pesquisa (envolvendo católicso e evangèlicos) realizada na Grande Vitória (ES) voltada ao estudo da problema´tica das mudanças climáticas.
    Núcçeo de estudos em, Percepção Ambiental / NEPA
    roosevelt@ebrnet.com.br

Fechado para comentários.