EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O computador e o meio ambiente, artigo de Aroldo Cangussu

[EcoDebate] Qual a relação entre a informática atual e o meio ambiente? Hoje vivemos freneticamente plugados em aparelhos que têm um computador no comando. Estamos vivendo praticamente em frente a uma tela qualquer. É a do computador, da televisão, do celular e até mesmo no carro.

Minha preocupação é que iremos ignorar totalmente a natureza real, a paisagem, as montanhas e rios, árvores e animais, tudo pode virar virtual, principalmente entre os jovens de hoje. Talvez passemos a não amar mais o meio ambiente, por que tudo pode ser transformado ao toque de um botão, a um clique, e ficamos satisfeitos.


Quando eu era garoto e via aqueles filmes de ficção científica da época, imaginava que a tecnologia um dia ia nos trazer uma série de inovações e conforto, mas jamais conseguiria adivinhar o que realmente veio. É verdade que alguns avanços que eu sonhava ainda não aconteceram, como por exemplo, carros voadores, teletransporte, contatos com civilizações extraterrestres e viagens interestelares. Entretanto, o muito que já aconteceu já supera o que a minha geração imaginava que ainda ia viver.

O contato direto com a terra, a interação com a natureza, isso tudo está sendo substituído velozmente, na atual geração, por videogames, jogos virtuais e toda a espécie de utensílios eletrônicos. O meio ambiente não desperta aquela admiração – e às vezes, temor – que antes sentíamos.

Um rio degradado e poluído não dói tanto nas crianças atualmente, pois elas não o conheceram limpo e lúdico. Por outro lado, felizmente, a consciência ambiental está aumentando graças ao esforço que a nossa geração vem implantando, talvez como compensação pelo fato de termos ofendido o meio ambiente.

Precisamos de nos esforçar muito mais ainda – é um trabalho de formiguinha – para inculcar nas novas gerações o respeito à natureza, a preservação das florestas, das águas, do solo, para que se volte novamente a estreitarmos o contato ambiental, dessa vez com mais respeito e cuidados.

* Aroldo Cangussu é engenheiro, ex-secretário municipal de meio ambiente de Janaúba e diretor da ARC EMPREENDIMENTOS AMBIENTAIS LTDA.

EcoDebate, 04/06/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

11 thoughts on “O computador e o meio ambiente, artigo de Aroldo Cangussu

  • Julio Rodriguez

    Prezado João,

    à respeito disso, neste dia 05, participei no Jdim Botanico do Rio de Janeiro de um festival internacional de cinema ambiental. Éramos 06 (SEIS!!!) expectadores. dentre eles uma criança, que passou todo o tempo brincando com joguinhos no celular. Esses jogos são como narcóticos e causam dependencia.
    Faço a mesma comparação que voce faz, quando penso nos vereadores de minha cidade. Eles, em sua maioria, não nasceram aqui, não tiveram infancia aqui. Suas referencias são de cidades totalmente degradadas, portanto não sabem ou não querem proteger nada.

    Sds

    Julio RodrigueZ

Fechado para comentários.