EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Abertas as inscrições para a 1ª Semana Interinstitucional do Meio Ambiente, Porto Alegre, RS, de 7 a 11/6

1ª Semana Interinstitucional do Meio Ambiente

Em uma iniciativa inédita no Estado, instituições da Justiça promovem a 1ª Semana Interinstitucional do Meio Ambiente – Ética e Solidariedade, dos dias 7 a 11/6, a ser realizada nas sedes dos organizadores. O evento gratuito e será aberto ao público. As inscrições já estão abertas (confira informações e programação abaixo).

Na abertura do evento, que ocorrerá às 9h30min no Auditório do Tribunal de Contas (Rua Sete de Setembro, nº 388) será assinado Termo de Cooperação. No termo, os organizadores se comprometerão a trabalhar em ações conjuntas objetivando a conscientização socioambiental de seu público interno e da comunidade.

O encerramento do evento será realizado no Plenário do Tribunal de Justiça (Av. Borges de Medeiros, nº 1565, 12º andar) às 14h de 11/6 e contará com a apresentação de música e dança dos integrantes da Yvy Kuraxô – Coração da terra, entidade assistencial indígena. Após, os representantes das instituições envolvidas na Semana apresentarão as ações ambientais desenvolvidas em cada órgão. Ainda, haverá a palestra do Professor da Universidade de Sevilla Álvaro Sánchez Bravo sobre o meio ambiente e a globalização.


Organização

A iniciativa foi proposta pelo TJRS aos demais tribunais parceiros e Ministério Público, por meio do ECOJUS (Programa de Educação e Proteção Ambiental e Responsabilidade Social) e da Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental, Juíza Vera Lúcia Fritsch Feijó.

Eventos

Durante a semana, vão ocorrer diversas palestras e painéis abordando sustentabilidade, ética, legislação ambiental, mudanças climáticas, ecodesign, entre outros. No dia 8/6, no Auditório do Ministério Público (Av. Aureliano Figueiredo Pinto, nº 80), a programação conta com palestra do Promotor de Justiça de Estância Velha, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, sobre o Caso UTRESA.

O painel Mudanças Climáticas – Entenda o que está acontecendo…, com a participação de pesquisadores da EMBRAPA E FEPAGRO, será realizado na quarta-feira (9/6), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (Rua Duque de Caxias, 350).

Na sede do Tribunal Regional Federal (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 300), poderá ser visitada a exposição O Ciclo do H20, com fotos de Jean Schwarz e André Larrêa. No dia 10/6, haverá a palestra Ecodesign, com a Professora da UFRGS Dra. Lia Buarque de Macedo Guimarães.

Ainda na quinta, o Auditório do Tribunal Regional do Trabalho (Av. Praia de Belas, nº 1.432, Prédio III, 2º andar) sediará o encontro de representantes da empresas públicas e privadas que vão falar sobre O papel da empresas da redução do seu impacto ambiental.

Inscrições

As inscrições estão abertas  e serão feitas gratuitamente por meio dos sites das instituições envolvidas: Tribunal de Justiça (TJRS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça Militar. Para cada palestra, o interessado deverá realizar uma inscrição.

Serão fornecidos certificados pela participação mediante solicitação no momento da inscrição e assinatura em lista de presença. Para se inscrever, acesse o link abaixo:

1ª Semana Interinstitucional do Meio Ambiente – Ética e Solidariedade

PROGRAMAÇÃO

7/6 – segunda-feira

Auditório do TCE (200 lugares) – Rua Sete de Setembro, 388
9h30min – Abertura: Palavra dos representantes de todas as instituições participantes

10h30min – Crise Ambiental ou Civilizacional? Jornalista Henrique Cortez

14h – Carta da Terra: uma Ética para a Sustentabilidade, Prof. Dr. Ricardo Libel Waldman

15h – Bioética e Responsabilidade Ambiental, Profa. Dra. Marcia Santana Fernandes

16h – Ética e Solidariedade Ambiental, Prof. Dr. Wambert Gomes Di Lorenzo

17h – Ética Ambiental, APE Ana Lucia Xavier Siqueira

8/6 – terça-feira

Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público (500 lugares) – Av. Aureliano Figueiredo Pinto, 80
9h – O Juiz e a Constituição Ecológica, Desembargadora do TRF – 3ª Região, Consuelo Yatsuda Moromizato Yoshida

10h – A Postura dos Profissionais da Defesa do Meio Ambiente, Juiz de Direito São Paulo Roberto Maia Filho

10h – Lançamento livro Execução de Compromisso de Conduta, da Promotora de Justiça Rochelle Danusa Jelinek

11h – Histórico da atuação ministerial na expansão da silvicultura no Rio Grande do Sul, Promotora de Justiça da PJ do Meio Ambiente de Porto Alegre, Ana Maria Moreira Marchesan

13h30min – Mudanças Legislativas Ambientais, Promotor de Justiça Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Júlio Alfredo de Almeida

14h – Paineis

Atuação do Ministério Público – Resíduos Sólidos, Paulo Eduardo de Almeida Vieira, Promotoria de Justiça de Estância Velha – Caso UTRESA

Atuação do Ministério Público e a relação com a comunidade, Paulo da Silva Cirne, Promotoria de Justiça Passo Fundo

Atuação do Ministério Público – Corredores Ecológicos, Mônica Maranghelli de Ávila e Roberta Brenner de Moraes, Promotoria de Justiça Estrela e de Santa Cruz do Sul

Atividades complementares: Vídeos ambientais, exposição de cartazes e painéis e cálculo da pegada ecológica.

9/6 – quarta-feira

Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (120 lugares) – Rua Duque de Caxias, 350
14h – Mudanças Climáticas – Entenda o que está acontecendo…, Pesquisador da Embrapa Ivan Rodrigues de Almeida e Pesquisadora da Fepagro Bernadete Radin

10/6 – quinta-feira

Auditório Tribunal Regional Federal (200 lugares) – Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 600

10h – Ecodesign, Profª Dra. Lia Buarque de Macedo Guimarães

Mostra fotográfica: O Ciclo H2O

Abertura: dia 2 de junho na passarela do 9º andar

Fotógrafos: Jean Schwarz e André Larrêa

Tema: O Arroio Dilúvio

Auditório Ruy Cirne Lima, Prédio III do Foro de Porto Alegre – Tribunal Regional do Trabalho (135 lugares) – Av. Praia de Belas, 1.432

Desenvolvimento Sustentável: O papel da empresas da redução do seu impacto ambiental

Bloco I – empresas públicas:

09h – Banrisul

09h45min – intervalo

10h15 – Corsan

11h – UFRGS – Prof. Dr. Darci Campani

Bloco II – empresas privadas:

14h30min – Celulose Riograndense

15h15min – intervalo

15h45 – Souza Cruz

16h30min – Braskem

17h15 – Encerramento

11/6 – sexta-feira

Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz do Tribunal de Justiça (450 lugares) – Av. Borges de Medeiros, 1565, 12º andar
14h – Apresentação artística: Yvy Kuraxô – Coração da terra

14h30min – Painel demonstrativo das ações ambientais de cada Instituição

16h30min – Medio Ambiente Y Globalización: de la Insostenibilidad a la Común Etica Ambiental, Prof. da Universidade de  Sevilla Álvaro Sánchez Bravo

17h30min – Encerramento

EcoDebate, 28/05/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.