É criado o primeiro portal de empregos verdes do Brasil

Publicado em março 31, 2010 por

Tags: trabalho

O que é um emprego verde?
Segundo a OIT(Organização Mundial do Trabalho), os “Empregos Verdes são trabalhos e atividades que contribuem substancialmente para preservar ou restaurar a qualidade ambiental. Isso inclui trabalhos que ajudam a proteger a biodiversidade e os ecossistemas; reduzam o consumo de energia, materiais e água através de estratégias de alta eficiência; reduzam a emissão de CO2 na economia; e minimizam e até evitam todas as formas de desperdício e poluição.”

Os Empregos Verdes conseguem minimizar a emissão de CO2, além de preservar o meio ambiente e criar empregos para pessoas pobres, com o plantio de vegetação nativa, remoção de espécies invasoras, construção de infraestrutura para diminuir a erosão do solo, proteção de reservas e gerenciamento de bacias hidrográficas.

O que é o Green Jobs Brasil?
O Green Jobs Brasil é o primeiro portal de empregos verdes do Brasil. Ele aproxima às empresas que necessitam de capital humano para projetos sustentáveis e o profissional que busca oportunidades de empregos nesse mercado.

O objetivo do Portal é ser um canal de comunicação entre entre empresas que atuam de maneira verde e profissionais qualificados para essas atividades.

O Portal, que tem um visual inspirado na rede social Twitter, foi criada pela Rudra Tecnologias Sustentáveis, empresa catarinense que desenvolve softwares para novos modelos de negócio dentro da concepção do captalismo natural.

Como funciona?
O Portal é totalmente gratuito, empresas e profissionais podem usá-lo sem nenhum tipo de cadastro ou cobrança. As ofertas de emprego estão subdivididas pelas áreas Técnicos, Educadores, Gestores e Comercial, e podem ser procuradas por um fácil sistema de buscas de empregos.

A empresas que precisam recrutar candidatos para seus projetos sustentáveis, podem divulgar suas vagas no Green Jobs Brasil, e os profissionais podem procurar e cadidatar-se às vagas, além de poder seguir o @greenjobsbrasil no Twitter e ficar sempre sabendo das últimas vagas publicadas. O Twitter do Green Jobs também disponibiliza aos seus seguidores uma série de notícias sobre empregos verdes.

Tendências
O Brasil já tem 2,6 milhões de empregos verdes,6,73% do total de postos de trabalho formais, e a transição para uma economia que leve a menores emissões de gases de efeito estufa pode aumentar a criação desses postos de trabalho, segundo o relatório Empregos Verdes no Brasil: Quantos São, Onde Estão e Como Evoluirão nos Próximos Anos, lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Green_job

Empregos verdes no Brasil : quantos são, onde estão e como evoluirão nos próximos anos (OIT, 2009)

http://www.oitbrasil.org.br/topic/green_job/news/news_128.php

Pathways Magazine – Fall 2009: Are Green Jobs a Silver Bullet?

Green Jobs: Towards Decent Work in a Sustainable, Low-Carbon World

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/empregos-verdes-podem-deter-pobreza/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

http://www.inclusaobrasil.com.br/?q=/detalhesdoprojeto/site/tematrabalho/49/Campanha+de+ecoefici%C3%AAncia

http://www.revistasustentabilidade.com.br/blog/blog-da-redacao/archive/2010/01/14/site-de-classificados-gratuitos-oferece-empregos-verdes

Informações enviadas por Hugo Piovesan Gonçalves, Rudra Tecnologias Sustentáveis

http://www.rudra.com.br/

EcoDebate, 31/03/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Comentários (10)

 

  1. Marco Aurélio disse:

    Ótima iniciativa! Existem diversas oportunidades de trabalhos no portal! Uma opção para as pessoas trabalharem em atividades que iráo ajudar o planeta.