EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Hora do Planeta: Instituto chama a atenção para abandono de rio, submerso a ruas do bairro do Flamengo

Instituto Interdisciplinar Rio Carioca aproveita o evento do próximo dia 27, para discutir a interferência das ações humanas ao meio ambiente

Muitos não sabem da sua existência, mas ele está lá desde que as belezas do Rio de Janeiro ainda estavam sendo descobertas. E já foi de considerável importância para a cidade. Submerso ao bairro do Flamengo, sob forte pressão, está localizado o Rio Carioca. Para chamar a atenção para a questão, o Instituto Interdisciplinar Rio Carioca (IIRC) pretende aproveitar a mobilização pela Hora do Planeta, no dia 27 de março, e promover programação, a partir das 17h, voltada para a discussão sobre a importância da água e da relação humana com o meio ambiente. A ideia é mobilizar a sociedade civil em geral, autoridades, lideranças políticas e comunitárias, com a ajuda de debates e performances teatrais.

“O Rio Carioca nasce limpo no Cosme Velho e, por décadas, vem sendo destruído por dejetos, de forma que deságua na Baía de Guanabara quase como um esgoto. É hora de alertamos para os benefícios que sua recuperação pode trazer”, explica Lucimar Fernandes, presidente do IIRC.

Programação

A “Hora do Rio Carioca”, como foi apelidado o movimento, terá início às 17h, na Praça José Alencar, quando será organizado um mutirão para limpeza do monumento em homenagem ao rio, existente no local. Em seguida, será realizada uma série de debates com o objetivo de convidar os presentes a refletirem sobre a questão da pressão antrópica ao meio ambiente.

Vale destaque a participação do Comitê do Vale do Rio Carioca, formado por moradores, comerciantes e membros de diferentes associações da região por onde o rio passa; e das Mulheres V3 – Verdes, Verdadeiras e Vencedoras. “Trata-se de um grupo de interferência em desordens ambientais e urbanas. Esta será nossa primeira ação”, conta Lucimar Fernandes, que é também uma das fundadoras do grupo. “Estaremos lá, vestidas de verde e branco”, acrescenta ela, referindo-se às cores do movimento.

Durante a Hora do Planeta, entre 20h30 e 21h30, lanternas e velas entram em ação. A programação será encerrada pela presença do grupo de performances teatrais Liquida Ação, cuja tradição é a de realizar apresentações de rua e usar a água como principal objeto cênico.

Para mais informações, basta entrar em contato, através do endereço eletrônico riocarioca@institutoriocarioca.org.br, ou pelo telefone (21) 2225-6135.

Sobre o Instituto

Trata-se de uma associação civil, sem fins lucrativos, que promove ações voltadas para a disseminação do desenvolvimento sustentável e para o desenvolvimento e expansão da consciência humana.

O nome é uma homenagem ao Rio Carioca, que já teve sua importância reconhecida em séculos passados, e que hoje, encontra-se degradado e submerso à Rua Barão do Flamengo, onde se localiza a sede do IIRC. Para conhecer mais sobre a atuação da organização, acesse www.institutoriocarioca.org.br.

Nota enviada por Marcela Eyer para o EcoDebate, 27/03/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.