EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

10 razões para não precisarmos de transgênicos:

1. Os transgênicos não resolvem a crise alimentar. O próprio Banco Mundial garante que o aumento da produção de biocombustíveis é a principal causa do aumento do preço dos alimentos. “A crise climática foi usada para fomentar os biocombustíveis, ajudando assim a criar a crise alimentar, que, por sua vez, está a ser usada para desenvolver as fortunas da indústria dos transgênicos”, afirma Daniel Howden.

2. Os transgênicos não aumentam o potencial de rendimento. Por exemplo, a produção de soja transgênica tem diminuído.

3. Os transgênicos aumentam o uso de pesticidas.

4. Há melhores maneiras de alimentar o mundo. Um estudo das Nações Unidas e do Banco Mundial feito por 400 cientistas em 58 países conclui que os cultivos transgênicos pouco têm para dar à agricultura global.

5. Há outras tecnologias agrícolas melhores para controlar pragas e aumentar a produção.

6. Os transgênicos não são seguros na alimentação. Animais alimentados a transgênicos revelaram efeitos de saúde preocupantes.

7. Transgênicos disfarçados na alimentação animal sem o conhecimento e sem o consentimento dos consumidores. Carne, ovos e lacticínios de animais alimentados a transgênicos e importados para a Europa não precisam de rótulo.

8. Os cultivos transgênicos são um desastre a longo prazo para os agricultores. As estatísticas de 2009 mostram que o preço das sementes transgénicas aumentaram imenso em relação às sementes orgânicas, o que representou uma forte redução nos rendimentos dos agricultores.

9. Os transgênicos não podem co-existir com os orgânicos porque os contaminam.

10. Não podemos confiar nas empresas de transgênicos. Elas têm um longo historial de contaminação tóxica e de enganos públicos. Há agricultores a ser processados por terem transgênicos nos seus terrenos que não compraram, não querem, não usarão e não vão vender.

Lista preparada por Octávio Lima, do Blog Ondas3, Portugal.


EcoDebate
, 09/02/2010

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

8 thoughts on “10 razões para não precisarmos de transgênicos:

  • Administrador, acho que é ingenuidade pensarmos que as plantações de transgênicos não aumentam a produtividade dos agricultores, pois esse é o principal trunfo das empresas ao vender as sementes transgênicas. Você, como agricultor, iria comprá-las por qual motivo, se não fosse o aumento da produtividade? E se não a aumentassem, porque continuar comprando? Pergunto também quais são os efeitos nocivos citados no item 6. Também não foram citadas as outras tecnologias melhores para controlar pragas e produção. Os outros itens me parecem corretos, principalmente o de que não devemos confiar nessas empresas.
    Um Abraço,
    Pablo Santos

  • Alfredo Mengai

    10 razões para precisarmos de transgênicos

    Os transgêncios resolvem a crise alimentar desde que os paises adotem uma política de priorizar a alimentação e não o uso de biocombustíveis, na verdade a ganância desenfreada dos GOVERNOS é que tem estimulado a produção para queima e não para alimentação. Se a indústria de transgênicos está enriquecendo é porque o GOVERNO paga o preço de mercado.

    Os transgênicos aumentam sim o potencial de rendimento pois otimiza a semente, você sabe como era a espiga de milho no tempo dos astecas e maias na ocasião em que os espanhóis chegaram na América no século XVI e descobriram o milho? Se a soja tem diminuído de produção é porque o agronegócio tem migrado para outros grão mais rentáveis, tudo é uma questão de mercado. Não é porque a soja tem dado pouco rendimento mas porque outros grãos são mais lucrativos.

    Transgênicos não aumentam o uso de pesticidas ao contrário são criadas sementes resistentes às pragas justamente para usar o mínimo possível de agrotóxicos. Pergunte a qualquer agricultor e terá a resposta. É claro que esta semente especialmente desenvolvida é centavos um pouco mais cara que a convencional mas no atacado o custo aumenta.

    Na verdade soja e milho não alimentam diretamente a população mas são usados como ração para outras criações ( aves e gado ) a soja e milho são insumos para a pecuária.

    Claro que há mas estão em fase de desenvolvimentos e ainda custam CARO !!! O preço regula tudo !!

    Quais efeitos preocupantes ??? Alergia ? Não há ainda nenhum estudo sério que aponte para danos à saúde comprovadamente.

    Na verdade os transgêncios não estão “disfarçado” mas misturados o que torna difícil acompanhar e rastrear possíveis efeitos deletérios do seu uso, a responsabilidade cabe ao GOVERNO fiscalizar.

    Não é verdade ! O custo da semente geneticamente modificada é alguns centavos mais caro que as outras mas pode pesar muito no cálculo final a medida que grandes quantidade na aquisição pesam no custo final de produção. O agricultor trabalha com margens de lucro extremamente reduzidas e tem que literalmente “tirar leite de pedra “.

    Isto é uma grande BOBAGEM porque transgênicos são sementes geneticamente modificadas e genes não contaminam ninguém, está na intimidade do núcleo celular, estas sementes são híbridas portanto os frutos são estéreis.

    Este é o próprio discurso ideológico eivado de rancor e sem absolutamente nada para embasamento. A EMBRAPA é um exemplo de instituição pública voltada para a pesquisa de produtividade agrícola que tem centenas de pesquisadores desenvolvendo estudos para melhorar as safras com um mínimo de custos incluindo aqui os venenos e pesticidas, e faz pesquisa genética sim. A Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz da USP em Piracicaba é outro exemplo, conheço o desenvolvimentos de melhoria genética em frutas que são uma maravilha ( exemplo das mangas com árvores resistentes a pragas , com fruto carnoso e sem fibra, doce como mel) coma uma manga selvagem e verá a diferença ) são geneticamente modificadas.

Fechado para comentários.